Browsing by Author "Vieira, Dênia Vargas"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item O conhecimento dos acadêmicos da área da saúde da UFVJM de Diamantina sobre a existência e utilização das práticas integrativas e complementares(UFVJM, 2020) Vieira, Dênia Vargas; Martins, Fábio Luiz Mendonça; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Martins, Fábio Luiz Mendonça; Marçal, Márcio Alves; Costa, Henrique SilveiraAs Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006 e têm sido ampliadas nos últimos anos. As PICS contribuem para a ampliação das ofertas de cuidados em saúde, para a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades. O objetivo desse estudo foi mapear, nos cursos da Faculdade de Ciências Biológicas e da saúde (FCBS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de Diamantina-MG, o conhecimento dos acadêmicos do último ano sobre a existência, utilização e eficácia das PICS. A amostra foi composta por 44 discentes (24 ± 2 anos), sexo feminino (80%) e que se encontravam no último ano dos cursos da área da saúde vinculados à FCBS. Foi aplicado um questionário sobre o conhecimento e/ou vivência do discente sobre a existência das PICS e opinião dos mesmos quanto à inserção dessas práticas nos cursos de graduação da saúde. Foi realizada análise descritiva dos dados (frequência e porcentagem) e foi realizado também o teste de Fisher no Excel 2016. Os resultados indicam que os discentes conhecem (90%), consideram eficientes (90%) e acreditam (84%) nas práticas. Tiveram experiência dentro da graduação (60%), curso ou capacitação (31%), jornal ou revista (36%), experiência familiar (32%) e já se submeteram (46%) as PICS. Apenas 47% informaram que as PICS foram ensinadas na graduação e somente 25% conhecem a PNPIC. Todos são favoráveis a inserção das PICS na graduação, pois a grande maioria acredita que as PICS contribuem para sua vida profissional (97%) e para a Atenção em Saúde no SUS (91%). Conclui-se que os acadêmicos possuem elevados índices de conhecimento sobre a existência das PICS, creem, as consideram eficientes e são favoráveis à sua inserção na graduação. No entanto, estas práticas precisam ser institucionalizadas, para que seus benefícios e aplicabilidade sejam melhor difundidos.