Browsing by Author "Viana, Nayane de Souza"
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Item Violência, gênero e patriarcalismo: um estudo do romance S. Bernardo de Graciliano Ramos(UFVJM, 2020) Viana, Nayane de Souza; Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Pelinser, André Tessaro; Bento, Conceição Aparecida; Magnani, Maria Cláudia Almeida OrlandoA presente pesquisa realiza um estudo da narrativa de S. Bernardo (1934), segundo romance escrito por Graciliano Ramos e que deu ao autor o título de um dos maiores romancistas da literatura brasileira. A trama é ambientada na década de trinta e narra a ascensão do protagonista Paulo Honório até a conquista da fazenda, que dá nome à obra. Ele conta seus conflitos internos, já no auge dos seus cinquenta anos e faz da escrita um modo de tentar compreender aquilo que ele não consegue explicar. O objetivo do estudo foi o de identificar as marcas de violência e de opressão à mulher ao longo da narrativa; sobretudo, na representação que o narrador elabora das personagens. Para isso, partimos das seguintes questões: quais são as marcas de opressão ao feminino, a partir da análise das memórias da violência, evidenciadas em S.Bernardo? Por que Paulo Honório precisa narrar suas memórias? Por que uma mulher precisa morrer para que um homem possa narrar? Na busca de respostas a essas indagações, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa e de natureza bibliográfica, em que temos a hipótese de que a morte de Madalena seria uma chave de leitura fundamental na compreensão sobre os motivos que fazem com que o dono da fazenda decida narrar a suas memórias, como forma de elaborar esta perda e lidar com seus efeitos negativos. A pesquisa discute ainda, alguns apontamentos acerca da violência como forma constitutiva na sociedade brasileira, bem como a violência de gênero; a forma como as personagens femininas aparecem representadas no romance, a partir do que nos é narrado. Além disso, abordamos acerca do ciúme e da opressão que levam a personagem da esposa ao suicídio, além da maneira como Madalena nos é apresentada e sua relação com Paulo Honório. A partir do que nos narra o marido, e em contraste com o ponto de vista de outras personagens, no contexto do discurso, é possível a criação de um olhar empático pela personagem feminina. Madalena é apresentada como o lugar da alteridade, da diferença e do antagonismo. Ao longo dos três capítulos que compõem o presente estudo, discutem-se as aproximações entre os temas da literatura, violência e gênero, propondo um olhar sobre a teoria do narrador, os pontos de conflito de relacionamento marital entre Madalena e Paulo Honório, e, especialmente, o silenciamento e o suicídio de sua esposa a partir de uma perspectiva histórica, que aponta para uma morte serial das personagens femininas da literatura brasileira ao longo de sua historiografia.