Browsing by Author "Tomaz, Nilmar Lage Fonseca e"
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Item Sim Sinhô: fotoetnografia da Comunidade Quilombola do Ausente(UFVJM, 2022) Tomaz, Nilmar Lage Fonseca e; Nascimento, Alan Faber do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nascimento, Alan Faber do; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Martins, Marcos Lobato; Sequeira, Alexandre RomarizO Vale do Jequitinhonha é conhecido pelas suas riquezas minerais e diversidade cultural. Contudo, oportunamente, o estereótipo “vale da miséria” foi construído por ações políticas e pela imprensa para representar a região. A proposta deste trabalho é ressignificar essa representação social, a partir de uma fotoetnografia desenvolvida com as pessoas da Comunidade Quilombola do Ausente, no município do Serro/MG. Um texto imagético que valorize riquezas outras, singelezas do cotidiano e do modo de vida das pessoas desse território, sem contudo, negar suas dificuldades e contradições. Um texto imagético desenvolvido a partir de fotografias tomadas ao longo de visitas à campo para uma interpretação etnográfica da comunidade. Buscamos ampliar os debates já apresentados em pesquisas anteriores que deram base para esse trabalho e, a partir da nossa convivência participante com os quilombolas, desenvolveu-se uma fotoetnografia da comunidade, que possa ser uma alternativa imagética de representar a região. Para a captação das imagens, foi utilizada câmera HDSLR Canon 6D, com lente 35mm fixa, bem como um drone Mavic Pro e tripé. Essa participação no cotidiano permite uma inserção mais orgânica, uma construção de confiança que favorece no entendimento das dinâmicas do dia-a-dia e na produção das fotografias. Uma relação construída na cumplicidade, repensando conceitos e valores, provocando-os para que também trouxessem um olhar particular para apresentar sua comunidade, além de participarem, de alguma forma, da edição final das imagens. A participação da comunidade deu-se pela colaboração de duas pessoas, selecionadas a partir de critérios pré-definidos, que passaram por um processo introdutório de conhecimento da linguagem fotográfica e da metodologia da fotoetnografia. As fotografias apresentadas pela dupla, compõem esse trabalho e, de certa forma, também contribuem na ressignificação proposta.