Browsing by Author "Souza, Fabiula Fernandes de"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais no ensino: produção de um Material Didático e Instrucional para apoio às aulas práticas de física(UFVJM, 2021) Souza, Fabiula Fernandes de; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Santiago, Douglas Frederico Guimarães; Martins, Paulo SérgioOs métodos de ensino precisam se adequar às transformações tecnológicas, uma vez que os alunos se mostram cada vez mais inseridos neste meio. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Física é citado pela BNCC na competência 3 e destaca o uso de softwares e aplicativos no processo de ensino desta disciplina. Uma alternativa para inclusão das aulas experimentais no Ensino de Física é o uso dos laboratórios Virtuais de Aprendizagem que são recursos digitais que permitem simular experimentos com o apoio dos Softwares Educacionais. Este estudo tem por objetivo a produção de um material didático e instrucional contendo roteiros com atividades experimentais para auxiliar as aulas de Física do 1º ano do Ensino Médio por meio de simulações disponíveis nos softwares educacionais LabVirt e Phet. O Phet e LabVirt possuem uma interface lúdica e interativa com tutoriais e simulações com potencial de serem importantes aliados ao reforço dos conteúdos estudados em sala de aula e também para introdução e construção de novos conteúdos. A apostila é composta por 13 roteiros de aulas, divididos entre 9 conteúdos trabalhados no primeiro ano do Ensino Médio: Grandeza Vetorial, Deslocamento e Tempo, Velocidade e Tempo, Aceleração, Queda Livre, Força Peso, Força de Atrito, Forças de Ação e Reação e Energia Mecânica. Os roteiros são divididos em 2 grupos, 6 roteiros com exemplos e atividades trabalhadas no software Phet e os outros 7 roteiros no software LabVirt. As escolas públicas brasileiras apresentam um grande deficit de laboratórios de Física presenciais, portanto a apostila se apresenta como uma alternativa a esses laboratórios, sendo vista, então, como uma ferramenta a mais para ser usada em sala de aula ou de forma remota. O aluno pode acessar os softwares de inúmeras localizações e formas diferentes, resolvendo atividades, aprendendo de uma forma lúdica e didática. Ao utilizar o material proposto espera-se que os alunos e professores conheçam e se familiarizem com mais de um software, ampliando as possibilidades de aplicações dos conteúdos estudados.