Browsing by Author "Souza, Carla Adriana de"
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Item Modelo da Escola da Escolha: uma análise do currículo de ciências da natureza no ensino médio em tempo de escolarização integral, em uma escola pública de Diamantina-MG(UFVJM, 2023) Souza, Carla Adriana de; Jesus, Marcelo Siqueira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O tempo de escolarização integral ao longo de muitos anos vem sendo motivo de grandes debates no Brasil, no entanto, pouco se discute sobre sua relação com o currículo escolar no país. Essa dissertação resulta das perspectivas de se evidenciar o estudo do currículo e do tempo de escolarização integral e compreender as suas relações no Modelo “Escola da Escolha” , bem como a sua efetividade nas disciplinas de ciências da natureza. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é investigar e analisar o currículo do Modelo no ensino médio, a partir de concepções de professores de Ciências da Natureza, atuantes em uma escola pública de Diamantina, Minas Gerais. E os objetivos específicos são: (1) Identificar e analisar o ensino propedêutico no currículo da Escola da Escolha; (2) Compreender e analisar no Modelo da Escola da Escolha as teorias curriculares desenvolvidas pelos professores em seu trabalho pedagógico e (3) Identificar na Escola Campo de Pesquisa, os limites e possibilidades do Modelo Escola da Escolha, no ensino médio, por meio das concepções dos professores sobre o currículo. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com objetivos exploratórios e descritivos e que se consolida prioritariamente por meio da coleta de dados através de questionários e entrevistas semiestruturadas com três (3) professoras de Ciências da Natureza do ensino médio em tempo de escolarização integral de umas das escolas embargadas pelo Modelo Escola da Escolha, proposto pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), em uma parceria público-privada. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e documental para a análise dos 8 cadernos de formação fornecidos pelo ICE às escolas inseridas no Modelo, na leitura de memorandos, decretos, documentos curriculares e da literatura. O tratamento utilizado para a compreensão dos dados foi a análise textual discursiva de Moraes (2003) e o resultado alcançado mostra a existência de possibilidades e limites, visualizados pelas professoras no currículo ciências da natureza da Escola da Escolha no ensino médio. Entre os desafios, estão a adequação da carga horária curricular, e a necessidade de capacitação dos profissionais para a efetivação do ensino propedêutico. Foi verificada a existência de potencialidades, como uma nova proposta curricular afim de fortalecer a aprendizagem diferenciada e o engajamento dos alunos, a integração curricular entre as disciplinas de ciências da natureza e o incentivo à promoção da autonomia dos estudantes. Assim, os professores desta pesquisa buscam desenvolver seu trabalho com base em teorias críticas e pós-críticas de currículo, que mesmo com as dificuldades, procuram contribuir para o ensino mais autônomo, reflexivo e inclusivo, conforme proposto pela Escola da Escolha. No geral, é destacada a importância do apoio e dos recursos adequados, assim como a colaboração entre professores, gestão escolar e estudantes para superar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Modelo da Escola da Escolha.