Browsing by Author "Soria, Pablo Bedmar"
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Item Caminhos para uma Educação Emancipatória: interseções entre Tecnologias Sociais, Investigação Temática e Educação do Campo(UFVJM, 2023) Soria, Pablo Bedmar; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A Investigação Temática (IT) Freireana enfatiza a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, engajando-os em diálogos críticos e reflexões sobre sua realidade. Essa é uma abordagem muito valiosa para a compreensão de problemas sociais e o papel do educador é fundamental como facilitador, mediador e copesquisador junto aos estudantes para a transformação social. Essa metodologia promove a construção de conhecimento de forma contextualizada na fase de Redução Temática, a partir das experiências e realidades dos participantes da pesquisa. Isso requer que o educador desenvolva ou adapte materiais de ensino que sejam relevantes e significativos para os estudantes e permitam a exploração dos temas geradores identificados, daí a necessidade de os educadores serem curriculistas. Essa demanda de elaboração de materiais didáticos é desafiadora para os educadores, principalmente quando não têm acesso à formação e recursos adequados e considerando que também requer tempo e esforço adicional por parte dos educadores, sendo que já possuem múltiplas responsabilidades no ambiente escolar. Assim, a presente pesquisa tem como foco o estudo da interseção entre Tecnologias Sociais (TS) e IT no contexto da Educação do Campo (EdoC) e assim busca facilitar o desenvolvimento de materiais didáticos a partir dos elementos encontrados em comum. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica que mostra os benefícios do uso das TS no ensino de Ciências e foram analisadas 4 cartilhas sobre TS usadas em escolas do Campo por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias de análise das cartilhas foram escolhidas como elementos transversais entre as TS, a IT e a EdoC, nos permitindo revelar características essenciais em materiais didáticos para serem usados na EdoC e, acredita-se, não só para o ensino de ciências, mas para ensino de qualquer disciplina. Considerando as seis categorias identificadas como elementos fundamentais das cartilhas usando as TS, podemos pensar sua aplicação como produto educacional (PE) não só para seu uso pelos educadores, mas também como oportunidade para a cocriação de materiais didáticos entre educador e estudantes, o que pode fortalecer a participação e o engajamento dos alunos no processo de IT.