Browsing by Author "Silva, Leila Aparecida da"
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Item Relações Étnico-raciais e Saúde da População Negra nos cursos da saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2022) Silva, Leila Aparecida da; Paes, Silvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paes, Silvia Regina; Nunes, Ana Paula Nogueira; Pereira, Juliano Gonçalves; Silva, Paula Cristina; Figueiredo, Ana Flávia Andrade deO estudo a seguir trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem o objetivo de investigar a inserção das temáticas Relações Étnico-raciais e Saúde da População Negra, nos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus de Diamantina/MG. Este tema integra as políticas de ações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, em atendimento à Política Nacional Integral de Saúde da População Negra e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação das Relações Étnico-raciais. A metodologia utilizada baseia-se em um estudo documental alinhada à pesquisa de campo integrada a uma visão exploratória e qualitativa dos dados, alinhada a uma pesquisa de campo. Foram investigadas temáticas relacionadas aos conteúdos nos Projetos Pedagógicos e nas unidades curriculares (disciplinas) disponíveis nas estruturas curriculares (matriz curricular), associada a uma pesquisa de campo que tem como sujeitos da pesquisa, os estudantes dos cursos da saúde selecionados. Contudo, a existência de políticas específicas sobre as Relações Étnico-raciais e a Saúde da População Negra não garantem que estes conhecimentos estejam sendo reconhecidos e priorizados nos cursos da área da Saúde. Os resultados da pesquisa revelaram como as temáticas pesquisadas são trabalhadas e abordadas dentro dos cursos da área da saúde. Ao desenvolver a pesquisa, buscou-se articular os referenciais teóricos e bibliográficos e dados de pesquisas sobre a saúde, que afirmaram que os profissionais da saúde precisam ser preparados para lidar com as situações e realidades de diferenças, de desigualdades e de vulnerabilidades de indivíduos em contextos diversos da sua totalidade. A pesquisa destaca a necessidade de estabelecer práticas educativas na área da saúde e que promovam uma formação antirracista que busquem o bem-estar social e melhorar a qualidade de vida deste grupo populacional.