Browsing by Author "Silva, Alice Matoso da Costa"
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Item A disciplina Psicologia da Educação na Escola Normal Oficial de Diamantina (1951-1974)(UFVJM, 2019) Silva, Alice Matoso da Costa; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Pinto, Helder de Moraes; Rota Júnior, CésarO estudo objetivou compreender a aplicação da disciplina de Psicologia da Educação da Escola Normal Oficial de Diamantina, atualmente denominada Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, entre os anos de 1951 a 1974. O recorte temporal compreendeu a data de reestabelecimento da escola e de finalização da oferta do curso normal pela instituição. A Escola Normal era o local de propagação da Psicologia, conteúdo que influenciou o entendimento do ensino e das necessidades educativas ao longo do tempo. Os objetivos específicos foram identificar os professores da disciplina de Psicologia da Educação, sua formação e possível conteúdo de atuação. A pesquisa se justifica ao perceber a escassez de estudos históricos sobre a disciplina Psicologia da Educação dos cursos de formação de professores. A metodologia utilizada foi qualitativa com uma pesquisa documental, com etapas de levantamento bibliográfico, coleta de dados, análise documental e uso de técnica de entrevistas. As fontes utilizadas foram: pasta de professores, livros de ponto, quadro informativo, pastas de alunos, jornais e manuais didáticos. O referencial teórico utilizado consistiu em teóricos da História da Educação e História das Disciplinas Escolares, dando ênfase ao currículo das escolas normais e ao conteúdo e ministração da disciplina Psicologia da Educação, no contexto de consolidação da Psicologia no Brasil. Autores como Antunes (2008), Larocca (2007), Lima (2005), Saviani (2005), Campos (2003), Juliá (2001), Monarcha e Lourenço Filho (2001), Faria Filho (1998) Chervel (1990) e Patto (1987) nortearam o trabalho. No desenvolvimento do estudo foram evidentes os obstáculos e as lacunas estabelecidas pelas fontes e inquietações. As categorias que sustentaram as argumentações consistem em Escola Normal, formação de normalistas, desenvolvimento da Psicologia e disciplina Psicologia Educacional. Concluiu-se que a disciplina de Psicologia da Educação obteve sua construção a partir dos entendimentos conceituais da criança com influência política e social; e que os estudos psicológicos do período enfatizaram a necessidade de ajustamento da criança-problema. Como contribuição a pesquisa resgata e problematiza dados históricos e a formação de professores diante da Psicologia da Educação.