Browsing by Author "Santos, Roberta Silva"
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Item Formação de professores de língua inglesa: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia(UFVJM, 2017) Santos, Roberta Silva; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Fonseca, Hejaine de OliveiraO presente estudo consiste em identificar em que condições são trabalhados os aspectos fonéticos-fonológicos da língua inglesa durante o processo de formação docente do curso de Letras Português Inglês da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dentre esses aspectos, lança-se um olhar para os preceitos discutidos no Núcleo de Língua Franca, bem como à orientação para o uso dos símbolos fonéticos e da articulação dos sons. Almeida Filho (2004) afirma que, para o docente de língua estrangeira, há cinco competências necessárias, a serem adquiridas durante a formação; dentre elas, o autor destaca as competências linguísticocomunicativa e a implícita. Esta pesquisa entende que, além dessas, a competência teórica também merece destaque, uma vez que ela é responsável por unir e articular a teoria com a prática. Nesse sentido, considerando a atual posição do inglês como língua internacional e a necessidade de se obter uma pronúncia inteligível, o estudo teórico dos aspectos fonéticos e fonológicos do inglês, segundo Mussalim (2001), são essenciais para reconhecer a estrutura da língua e entender o funcionamento do sistema fonológico no processo de ensino-aprendizagem da linguagem. Em função dessa vertente comunicativista, rompe-se com o parâmetro de buscar uma pronúncia igual à de um nativo e desenvolve-se a perspectiva da comunicação inteligível. Assim, o referencial teórico desta dissertação apresenta autores como Kenworthy (1987), Jenkins (2000), Rajagopalan (2004), Seidlhofer (2005), bem como Leffa (2001), Almeida Filho (2004), Gimenez (2004), dentre outros, que valorizam as premissas da inteligibilidade e o reflexo de seus princípios na formação docente. Para responder à pergunta desta pesquisa, a construção da abordagem metodológica envolveu o uso da observação, análise do projeto político pedagógico do curso de Letras da universidade investigada e a aplicação de questionário misto. Após levantamento dos dados, realizaram-se análises qualitativa e quantitativa. Com o resultado, foi possível inferir que as abordagens em relação ao sistema fonológico do inglês encontram-se superficialmente presentes no curso de Letras Português Inglês da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Por isso, espera-se que os resultados deste estudo possam colaborar para intensificar o direcionamento em relação à inteligibilidade na pronúncia do inglês, tendo, como alternativa, por exemplo, o Núcleo de Língua Franca, proposto por Jenkins (2000).