Browsing by Author "Santos, Jussiara Dias dos"
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Item Formação de cristais como prática lúdica da mineralogia: relatos de experiência(UFVJM, 2021) Mucida, Danielle Piuzana; Santos, Jussiara Dias dos; Sperandio, Huezer Viganô; UFVJMAs Geociências e suas interfaces são vistas, normalmente, como complexas e apresentam alto nível de abstração, muitas vezes não passíveis de comunicação direta aos estudantes. Por outro lado, o entendimento desses processos por um estudante auxilia na compreensão do planeta e seus fenômenos naturais e assim se reconheça como parte deste contexto. Profissionais que se formam na universidade em cursos de licenciatura atuarão diretamente estudantes do Ensino Básico. A formação em cursos ligados às Ciências Naturais, os professores muitas vezes não conseguem despertar o interesse pelas Geociências em seus alunos, seja por falta de laboratórios nas escolas seja por deficiência em sua formação como professor. Ao ministrar o conteúdo programático de noções de Mineralogia, da unidade curricular de Fundamentos de Geologia do curso de Geografia da UFVJM (turma de 2018) notei a dificuldade dos discentes em compreender o conceito de mineral e seus processos de formação. Neste sentido, lançamos um desafio aos discentes: . tentar formar cristais a partir de soluções químicas que fossem semelhantes aos processos na Natureza. Contextualizei que a prática lúdica de formação dos cristais difere-se da formação de um mineral, uma vez que a formação dos cristais é forjada; e portanto, não encaixa no contexto de um mineral. Entretanto, muitos dos processos demoraram semanas ou meses para serem concretizados e isso acabou por aguçar a curiosidade dos discentes, que realizaram seus experimentos com materiais acessíveis, promovendo a discussão sobre o tema entre si e com os outros grupos. Ao longo do semestre, outros conteúdos programáticos foram minsitrados e no último dia letivo, montamos uma pequena exposição no Espaço GAIA com os relatos e trocas de experiências entre os discentes. Foi uma grata surpresa notar o empenho e as inúmeras tentativas entre os grupos. Apresentamos os relatos de experiência neste livreto elencados por capítulos e esperamos que seja um material de apoio em práticas lúdicas e ou não formais no ensino das Geociências, em especial, da Mineralogia.Item Potencial de geodiversidade no Caminho Saint Hilaire, Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço(UFVJM, 2023-05-01) Ferreira, Matheus Pereira; Rodrigues, Leomar Moreira; Santos, Jussiara Dias dos; Morais, Marcelino Santos de; Mucida, Danielle Piuzana; UFVJMO livreto, de caráter extensionista, pauta-se na divulgação científica sobre geodiversidade, tema ainda incipiente no cenário científico nacional e que pode ser utilizada no âmbito educacional e geoturístico. O trabalho desenvolveu-se a partir de resultados da Iniciação Científica entre 2021 e 2022 intitulada: Potencial de Geodiversidade no Caminho Saint Hilaire, Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Para tanto, realizou-se a identificação, inventariação e quantificação de potenciais sítios de geodiversidade do Caminho Saint Hilaire (CaSHi), entre os municípios Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. Foram estudados 8 (oito) potenciais sítios de geodiversidade, sendo 3 (três) em Diamantina (Sítio do Cruzeiro, da Gruta do Salitre e Capão Maravilha), 1 (um) no limite de Diamantina e Serro (Cânion do Vau), 3 (três) no município do Serro (Sítio da Pedra Redonda, da Pedra Lisa e Serra do Carola) e 1 (um) em Conceição do Mato Dentro (Sítio da Serra de São José). Destes, a Gruta do Salitre caracteriza-se como geossítio e os demais como sítios de geodiversidade. Em aspectos gerais, os sítios apresentam-se em bom estado de conservação quanto ao risco de degradação, mas a Gruta do Salitre e a Serra de São José merecem atenção especial. Ressalta-se que a principal causa da degradação nestes sítios ocorre devido à carência de informação e divulgação de conhecimento. Portanto, ações de inventariação de sítios de geodiversidade são necessárias. O CaSHi apresentou potencial de geodiversidade em todos os pontos analisados, com potencialidade para outros estudos e pesquisas futuras.