Browsing by Author "Santos, Fábio de Jesus"
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Item Compreensão dos fatores que motivam os motociclistas a se exporem aos riscos de acidentes no trânsito(UFVJM, 2016) Santos, Fábio de Jesus; Morais, Rosane Luzia de Souza; Paes, Silvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Rosane Luzia de Souza; Paes, Silvia Regina; Lessa, Angelina do Carmo; Alcantara, Marcus Alessandro deAproximadamente 1,24 milhões de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito em todo o mundo, sendo que 23% destas mortes ocorrem com os motociclistas e entre 20 e 50 milhões sofrem traumatismos não fatais. O Brasil é o quinto país no mundo em número de mortes por acidentes de trânsito, sendo que entre os anos de 1996 a 2009 a taxa de mortalidade por acidente de motocicletas aumentou em 800%. Este estudo objetivou identificar e compreender os fatores que motivam os motociclistas a escolherem a motocicleta como um meio de transporte, verificar se eles percebem o risco ao conduzir uma motocicleta, identificar possíveis comportamentos inseguros e conhecer atitudes de prevenção de acidentes praticadas por eles. Optou por um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, desenvolvido com os motociclistas vítimas de acidentes de trânsito que deram entrada no centro cirúrgico do Hospital João XXIII, localizado na cidade de Belo Horizonte/MG, no mês de março de 2016. O método de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, gravada na forma de áudio, com posterior transcrição. Os documentos foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo por categoria temática. Dos 15 motociclistas, todos eram homens, sendo a média de idade igual a 26,9 anos. Os fatores motivacionais revelados foram: o ganho no tempo, a economia proporcionada pelo veículo, o gosto pela motocicleta, o fato de ser um veículo mais rápido, a praticidade, a agilidade, o fato de ser mais barato, a situação de que a condição financeira é de ter uma moto e a situação de ser o único veículo disponível no momento para uso do sujeito. Os motociclistas perceberam o risco a que estão expostos, porém apresentaram esta percepção com enfoques diferentes, como a percepção clara do risco, o risco relacionado a terceiros, relacionado ao condutor, associado à exposição corporal, o risco contínuo e também o risco direto não percebido pelo motociclista. Os comportamentos inseguros foram: falta de atenção, alta velocidade, andar no corredor, pressa demais, ultrapassagem perigosa, costurar no trânsito, agir por impulso, uso de bebida alcoólica, conduzir sem condições alimentares e exibicionismo. As atitudes de prevenção de acidentes reveladas foram: prestar atenção, andar devagar, respeito às sinalizações, não realizar manobras perigosas no trânsito, realizar manutenção contínua da motocicleta, manter distância entre veículos, utilizar seta adequadamente e sair de casa mais cedo. Entende-se que a motivação pode ser criada ao longo da vivência dos motociclistas que são estimulados por questões sociais e culturais. No contexto atual observa-se que o meio de produção capitalista age influenciando e/ou determinando o modo de vida das pessoas. A pesquisa revelou a relação do uso da motocicleta com as necessidades trabalhistas. A hospitalização dos motociclistas não demonstrou ser uma condição que limitasse as respostas deles em prol dos objetivos investigados. Os resultados encontrados foram semelhantes a alguns estudos realizados no Brasil, porém destaca-se a relação entre o fator tempo e o aspecto financeiro como um conjunto quase que obrigatório para o motociclista na escolha do meio de transporte.