Browsing by Author "Santos, Danilo Lopes"
Now showing 1 - 2 of 2
- Results Per Page
- Sort Options
Item Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química(UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.Item Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química(UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.