Browsing by Author "Rosa, Jose Gaspar"
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Item Os efeitos do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na realidade das escolas de Teófilo Otoni nas perspectivas dos atores envolvidos(UFVJM, 2016) Rosa, Jose Gaspar; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho deO presente trabalho tem como finalidade analisar os efeitos do ranking do Enem na prática pedagógica e no currículo escolar do ensino médio nas escolas públicas estaduais do município de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais a partir da percepção dos atores envolvidos (docentes e gestores) no ano 2016. Como objetivos específicos foram analisadas as políticas educacionais na contemporaneidade; as diretrizes do ensino médio e o papel do Enem no cumprimento dessas diretrizes. Foram também identificados os efeitos do Enem na realidade do ensino médio das escolas a partir da percepção dos docentes e gestores das escolas públicas de Teófilo Otoni, a partir da criação desse exame. Para atender aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos divulgados sobre o tema, análise documental da legislação pertinente e das principais orientações emanadas do Ministério da Educação acerca desse exame e pesquisa de campo nas escolas do município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores e aplicados vinte e três questionários para os docentes das escolas: Coqueiros, Urucuia, Santana e São Jorge. Os dados revelaram que o ranqueamento das escolas está provocando uma alteração das práticas escolares com vistas a se situarem em posição melhor na divulgação do próximo ranqueamento. Mostraram, também, a existência de competição entre escolas e o estreitamento curricular, uma vez que as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em projetos de revisão de conteúdos com o objetivo de preparar o estudante apenas para se sair bem na prova. Revelaram, igualmente, que as escolas vêm criando um currículo informal voltado especialmente para preparar os estudantes para obterem bons resultados no Enem deixando de lado o objetivo principal do currículo que é a formação humana e a qualidade do ensino. Isso porque os resultados desse exame têm provocado alterações na rotina das escolas por meio da adequação do currículo e das práticas pedagógicas atreladas a esses resultados.