Browsing by Author "Rocha, Leonaldo Viegas da"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Uma aplicação da tecnologia de impressão 3D no ensino da matemática: construindo instrumentos didáticos para a sala de aula(UFVJM, 2018) Rocha, Leonaldo Viegas da; Canôas, Sílvia Swain; Souza, Nolmar Melo de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Canôas, Sílvia Swain; Franco, Mauro Lúcio; Silva, José Fernandes daO presente trabalho dedicou atenção ao estudo da tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o Ensino da Matemática. Com a difusão dessa tecnologia, inclusive na área acadêmica, é importante que sejam investigadas suas potencialidades no ensino. Diante da necessidade de metodologias que contribuam no processo de Ensino e Aprendizagem, objetivou apresentar um processo de uso da tecnologia emergente de impressão 3D na construção de materiais didáticos para a sala de aula, no ensino de conceitos de Cálculo e Geometria plana e espacial. Adotou-se uma metodologia com abordagem de natureza qualitativa, recorrendo-se à pesquisa exploratória e à pesquisa bibliográfica, com o empreendimento da construção de um material didático. A princípio, apresenta-se a fundamentação teórica matemática que motivou a proposta da criação do material em 3D visando contribuir com o ensino das Somas de Riemann e sua aplicação na determinação aproximada da área do círculo e do volume da esfera. Apresentou os softwares utilizados na criação virtual do modelo, bem como aquele que o prepara para a impressora e descreveu o processo desde a construção à exportação e impressão dos instrumentos. Por fim, apresentou uma estimativa dos custos e as perspectivas de utilização da tecnologia de impressão 3D em sala de aula. Acredita-se que o processo de construção apresentado, pode proporcionar direcionamento aos principiantes interessados na investigação sobre o uso dessa ferramenta na confecção de instrumentos didáticos. Considera-se que este trabalho contribui para a reflexão do educador sobre sua prática, bem como proporciona novo conhecimento e desperta para novos estudos sobre o tema.