Browsing by Author "Rocha, Bárbara Aparecida"
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Item Os impactos do Programa REUNI na gestão administrativa da EBA - UFMG(UFVJM, 2018) Rocha, Bárbara Aparecida; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lúcide SilvaEsta pesquisa relata o histórico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG) e a sua participação no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI – Decreto nº 6.096/07). A metodologia foi de natureza documental com estudo de caso e abordagem quantitativa. E, em especial, avalia-se três dimensões da implantação desse Programa entre 2007 e 2016. Na primeira dimensão, foi analisado o aumento de vagas, contabilizando-se os quantitativos de discentes ingressantes, diplomados e evadidos dos cursos contemplados. Houve um crescimento significativo de ingressantes em cada um dos cursos e os índices de evasão foram mínimos, cumprindo a meta de 10,8% estabelecida pela universidade ao aderir ao REUNI. Na segunda dimensão, foram avaliadas a reestruturação acadêmico curricular, os recursos humanos e a infraestrutura física. O objetivo da reestruturação foi aumentar a oferta no fluxo das disciplinas para que os alunos pudessem reduzir o tempo investido nos percursos curriculares, diminuindo a retenção nos cursos. De recursos humanos, entraram 78 professores sendo a maioria da classe Assistente em Dedicação Exclusiva, seguidos pela classe Adjunto em Dedicação Exclusiva. O corpo técnico-administrativo recebeu 17 novos técnicos. Em relação à infraestrutura física, as readequações espaciais mais relevantes ocorridas foram o deslocamento dos alunos do curso Design de Moda para o Centro de Estudos e Pesquisas em Moda e dos alunos da habilitação em Gravura, do curso de Artes Visuais, para a Casa da Gravura. O prédio novo não foi concluído e as obras estavam paralisadas até o encerramento deste estudo. Na terceira dimensão, verificou-se na pós-graduação as taxas de ocupação e as estratégias criadas pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFMG para aproximar esses dois níveis de ensino. As taxas de ocupação variaram de 68% a 100%, tendo 75% de ingressantes em 2013. Em 2015, foi observada a ocupação de 95% das vagas da pós-graduação decorrentes dos altos índices de conclusão de curso em nível de graduação. Após a análise dos dados coletados, percebe-se que o aumento no número de vagas para ingresso nos cursos, a revisão da estrutura acadêmica e reorganização dos cursos de graduação, bem como a readequação dos espaços físicos, a expansão qualitativa e quantitativa da pós-graduação e o aumento do quantitativo docente e técnico-administrativo da unidade contribuíram, de maneira geral, positivamente para a EBA-UFMG.