Browsing by Author "Pires, Graciana Santos Leal"
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Item Profissão docente: uma análise do processo de formação dos professores dos anos iniciais da rede municipal de educação de Diamantina – MG(UFVJM, 2017) Pires, Graciana Santos Leal; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Soares, Leonardo Aparecida; Neves, Leonardo Santos; Moraes, Emília Murta; Couto, Regina Célia doA presente pesquisa teve como objetivo compreender como os professores da rede municipal de educação de Diamantina aprenderam a ensinar. O questionamento surgiu a partir do acompanhamento da prática pedagógica de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, no período de 2011 a 2012, através de um Programa de Intervenção Pedagógica desenvolvido na referida rede de educação. Considerando o objetivo fez-se a opção por uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com quatro professores que atuam em escolas urbanas e rurais da Secretaria Municipal de Educação de Diamantina – MG. As fontes utilizadas para coleta de dados foram a revisão bibliográfica, a entrevista e a observação da prática pedagógica dos professores. Os dados foram analisados à luz das contribuições teóricas de Nóvoa (1992), Pimenta (1996), Tardif (2010), dentre outros que discutem formação de professores e o desenvolvimento da prática pedagógica. Na perspectiva de compreender o problema proposto, organizamos assim o trabalho: realização de um breve diálogo com a literatura, situando o tema em questão; apresentação do caminho percorrido com base nas opções metodológicas; caracterização dos sujeitos e espaços pesquisados; apresentação e análise dos dados da investigação e, por fim, exposição de uma síntese do resultado das entrevistas e uma tradução das observações. Os resultados apontam que o processo de formação dos professores pesquisados é permeado por diversos elementos constitutivos, como os cursos de formação inicial e continuada, de especialização e aperfeiçoamento, mas sobretudo pela singularidade das práticas desenvolvidas em diferentes contextos e pelos saberes experienciais construídos nesse percurso.