Browsing by Author "Pereira, Nayara Natacha de Jesus"
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Item Desempenho no treinamento com simulador de realidade virtual Harvester(UFVJM, 2017) Pereira, Nayara Natacha de Jesus; Leite, Ângelo Márcio Pinto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Leite, Ângelo Márcio Pinto; Araújo Junior, Carlos Alberto; Rocha, Wellington WillianÉ cada vez mais crescente a demanda por profissionais capacitados para operar máquinas com elevada tecnologia e valor comercial. A fim de resolver parte desse gargalo, o simulador de realidade virtual de máquinas florestais está entre as tecnologias mais utilizadas para treinamento com menor custo/benefício. Logo, definir e conhecer o perfil de um futuro operador frente às condições de trabalho do simulador possibilita maior chance de êxito na execução das atividades de campo, com máquinas de colheita florestal. Objetivou-se, com este trabalho avaliar o desempenho de operadores no treinamento com simulador de realidade virtual Harvester, considerando-se diferentes classes de idades, grau de escolaridade e categoria de habilitação. Os dados são provenientes do Centro Técnico de Formação de Operadores de Máquinas Florestais, situado no Campus JK da UFVJM, em Diamantina- MG. Foram avaliados 40 profissionais, sem experiência na operação do Harvester. No decorrer dos treinamentos coletaram-se dados do desempenho dos profissionais, referentes apenas ao módulo V do software específico (Simlog), por se tratar da fase que melhor caracteriza as principais atividades da máquina. Com isso, os resultados evidenciaram que a diferença de tempo médio gasto no ciclo de operação do modulo V apresentou alta correlação com a idade do operador, sendo diretamente proporcional ao aumento desta, ou seja, quanto maior a idade do operador em treinamento, maior a diferença entre o tempo médio gasto por ele em relação à meta estabelecida. Para o teste de Kruskal-Wallis, a significância de 5% para Dif – Tempo apontou diferença significativa apenas para os agrupamentos por habilitação, mostrando que as diferentes categorias de habilitação exercem influência sobre o tempo de execução das tarefas, sendo a categoria B a que apresentou menor Dif – Tempo médio em relação às outras categorias. Já os agrupamentos por categoria de habilitação e escolaridade não apresentam diferenças significativas entre si.