Browsing by Author "Ornelas, Haline Falcão de"
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Item Ensino em enfermagem: dimensão política, pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante(UFVJM, 2015) Ornelas, Haline Falcão de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de CamposRESUMO Esse estudo teve como objetivo compreender a formação técnica profissional em enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária, tanto em relação à dimensão política, ao assumir a intencionalidade e compromisso com a formação pretendida, quanto à dimensão pedagógica, ao adotar uma organização curricular e metodológica coerentes com os propósitos estabelecidos e analisar o perfil docente em relação à formação e à trajetória profissional. Nesse sentido o estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e Currículo Lattes dos docentes do curso supracitado. Ao analisar a dimensão política observou-se a intencionalidade de formar um cidadão que, orientado pelo paradigma político social do SUS, atue de forma integral, reflexiva, humana, ética, critica e transformadora. Em relação à dimensão pedagógica, evidenciou-se uma relação teórica e prática dicotômica, matriz curricular organizada por disciplinas, maior carga horária disponível às disciplinas essencialmente técnicas, opção por conteúdos tecnicistas, centrados em tarefas, com foco no individuo doente, numa perspectiva reducionista e fragmentada da assistência, evidenciando, assim, a persistência do modelo biomédico. Assim sendo, conclui-se que a dimensão pedagógica não apresenta coerência com a dimensão política estabelecida no PPP, ou seja, há uma discrepância entre a intencionalidade de formação e a organização curricular e metodológica. Quanto ao perfil docente, concluiu-se que são enfermeiras, especializadas, com tempo breve de exercício profissional na área da saúde, iniciando a trajetória na área da educação, exercendo a docência em dedicação exclusiva, a maioria sem formação pedagógica e inserida na pós-graduação stricto sensu. Pondera-se que a ausência de formação pedagógica das docentes se constituiu como limitador para o processo de desenvolvimento de uma dimensão pedagógica coerente com a dimensão política. Pensa-se o contexto atual, com a inserção da maioria das docentes na pós-graduação stricto sensu, como propício a superação desses desafios, em que a reflexão e análise da práxis possam nortear um processo de desconstrução de conceitos, significados, construção e (re) configuração de saberes, de interlocução com questões sociais, políticas de diferentes ordens, rompendo com o caráter instrumentalista e tecnicista, conduzindo à estruturação de uma identidade docente comprometida com uma formação integral, que assegure um cuidado em saúde voltado para o ser humano em sua subjetividade e que assuma o compromisso ético e político de refletir, (re) conhecer a realidade em que se insere. Assim, é necessário que se estabeleçam tempos e espaços de reflexão coletiva, considerando a realidade e fundamentando-se na mesma os caminhos a serem percorridos, no permanente processo de reinvenção do trabalho e das formas de aprender, ensinar e de cuidar.Item Ensino em enfermagem: dimensão política, pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante(UFVJM, 2015) Ornelas, Haline Falcão de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Oliveira, Wellington deEsse estudo teve como objetivo compreender a formação técnica profissional em enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária, tanto em relação à dimensão política, ao assumir a intencionalidade e compromisso com a formação pretendida, quanto à dimensão pedagógica, ao adotar uma organização curricular e metodológica coerentes com os propósitos estabelecidos e analisar o perfil docente em relação à formação e à trajetória profissional. Nesse sentido o estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e Currículo Lattes dos docentes do curso supracitado. Ao analisar a dimensão política observou-se a intencionalidade de formar um cidadão que, orientado pelo paradigma político social do SUS, atue de forma integral, reflexiva, humana, ética, critica e transformadora. Em relação à dimensão pedagógica, evidenciou-se uma relação teórica e prática dicotômica, matriz curricular organizada por disciplinas, maior carga horária disponível às disciplinas essencialmente técnicas, opção por conteúdos tecnicistas, centrados em tarefas, com foco no individuo doente, numa perspectiva reducionista e fragmentada da assistência, evidenciando, assim, a persistência do modelo biomédico. Assim sendo, conclui-se que a dimensão pedagógica não apresenta coerência com a dimensão política estabelecida no PPP, ou seja, há uma discrepância entre a intencionalidade de formação e a organização curricular e metodológica. Quanto ao perfil docente, concluiu-se que são enfermeiras, especializadas, com tempo breve de exercício profissional na área da saúde, iniciando a trajetória na área da educação, exercendo a docência em dedicação exclusiva, a maioria sem formação pedagógica e inserida na pós-graduação stricto sensu. Pondera-se que a ausência de formação pedagógica das docentes se constituiu como limitador para o processo de desenvolvimento de uma dimensão pedagógica coerente com a dimensão política. Pensa-se o contexto atual, com a inserção da maioria das docentes na pós-graduação stricto sensu, como propício a superação desses desafios, em que a reflexão e análise da práxis possam nortear um processo de desconstrução de conceitos, significados, construção e (re) configuração de saberes, de interlocução com questões sociais, políticas de diferentes ordens, rompendo com o caráter instrumentalista e tecnicista, conduzindo à estruturação de uma identidade docente comprometida com uma formação integral, que assegure um cuidado em saúde voltado para o ser humano em sua subjetividade e que assuma o compromisso ético e político de refletir, (re) conhecer a realidade em que se insere. Assim, é necessário que se estabeleçam tempos e espaços dereflexão coletiva, considerando a realidade e fundamentando-se na mesma os caminhos a serem percorridos, no permanente processo de reinvenção do trabalho e das formas de aprender, ensinar e de cuidar.Item Integração ensino-serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária(UFVJM, 2016) Oliveira, Ariane Gonçalves de; Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Ornelas, Haline Falcão de; Romano, Márcia Christina Caetano; Paula, Fabiana Angélica deA formação profissional na área da saúde apresenta como um dos desafios atuais a necessidade de integração entre ensino, serviço e comunidade. Alguns estudos e experiências profissionais no município de Januária mostram que os cursos e os serviços de saúde nem sempre trabalham de forma integrada. Levantou-se então o problema: Como acontece a integração ensino-serviço entre o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e os serviços de saúde do município de Januária-MG? Quais os desafios e as facilidades? O objetivo geral do estudo foi conhecer o processo de integração ensino-serviço entre o curso referido e os serviços de saúde de Januária-MG. Definiu-se abordagem qualitativa para o estudo, cujo cenário foi o município de Januária, seus serviços de saúde e o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Os sujeitos foram enfermeiros dos serviços de saúde que são cenários de prática do curso técnico em estudo, docentes e discentes do curso. Para coleta de dados, foram realizados grupos focais, dois com discentes, um com os docentes e um com enfermeiros assistenciais. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise foram definidas unidades temáticas que constituíram três artigos. O primeiro artigo trata sobre a caracterização da integração ensino-serviço no município de Januária. Observou-se que a integração ensino-serviço em Januária é incipiente, e destaca-se na fala dos discentes um conceito de integração reduzido à aplicação da teoria na prática nos campos de estágio. O segundo artigo abordou a temática das facilidades e desafios para integrar trabalho e a formação em saúde. Como potencialidades foram apontados o reconhecimento dos serviços de saúde como espaço de aprendizagem e o relacionamento interpessoal entre os atores da integração ensino-serviço. Além da atuação humanizada junto ao usuário, a boa interação e comunicação entre estagiários, docentes e equipe de saúde pode interferir tanto no aprendizado como na articulação das tarefas nas unidades de saúde. Quanto aos desafios, evidenciou-se a distância entre a teoria e a realidade nos cenários de prática, e a escassez de recursos. Outras questões apontadas: matriz curricular não contextualizada aos serviços, equipes com profissionais resistentes ao estagiário e a mudanças de rotina, não envolvimento dos gestores no processo, e distância entre enfermeiros docentes e assistenciais. No terceiro artigo foram apresentadas propostas para efetivar a integração como estratégia de reorientação na formação em saúde. Considera-se necessária a formalização da parceria entre serviço e escola, com a participação dos gestores nesse vínculo, e sugere-se a constituição de uma comissão no município para discussão da temática integração ensino-serviço. Sugere-se também a realização de mais estudos sobre a formação do profissional de saúde de nível técnico à luz das políticas de integração ensino-serviço. Por fim, espera-se a partir deste estudo, elaborar ações e documentos que favoreçam melhorias nos serviços de saúde prestados à comunidade através da Integração Ensino-Serviço, além de novas reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem.