Browsing by Author "Martins, Danilo Silveira"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Estratégias metodológicas para abordagem do conteúdo de uma disciplina de IHC(UFVJM, 2022) Martins, Danilo Silveira; Villela, Maria Lúcia Bento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Villela, Maria Lúcia Bento; Santos, Caroline Queiroz; Fonseca, Alexandre Ramos; Silveira, Milene SelbachOs docentes que trabalham a disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) em cursos de graduação em Computação são constantemente desafiados em virtude da interdisciplinaridade intrínseca da área, bem como dos rápidos avanços tecnológicos, que trazem novas demandas para o desenvolvimento de sistemas interativos. Por isso, faz-se necessário criar abordagens de ensino que sejam mais adequadas ao contexto dos alunos e ao propósito da disciplina e do curso de graduação. Nesse contexto, esta pesquisa propõe implementar estratégias pedagógicas/metodológicas para uma disciplina de IHC tomando como base os principais desafios enfrentados no ensino de IHC no Brasil. Para isso, foram analisados os anais do Workshop sobre o Ensino de IHC (WEIHC) e identificados os principais dos desafios encontrados no ensino de IHC no Brasil. Para enfrentar tais desafios, foram definidas estratégicas que foram trabalhadas dentro do plano de ensino para uma disciplina de IHC do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Arinos. Tais estratégias consistiram na realização de um projeto interdisciplinar, gamificação de alguns conteúdos, produção de vídeos de feedback e utilização de infográficos. As estratégias pedagógicas/metodológicas implementadas na disciplina foram avaliadas pelos alunos, por meio de um questionário e da realização de um grupo focal, e também pelos professores envolvidos no projeto interdisciplinar. Os resultados trazem as percepções dos alunos e dos professores envolvidos, além de sugestões de melhoria no plano de ensino da disciplina. As estratégias pedagógicas/metodológicas executadas na disciplina, a partir desta pesquisa, servem como apoio aos docentes da área de IHC, devido ao seu potencial de replicação em contextos específicos.