Browsing by Author "Lima, Iracema Neves"
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Item Percepções dos professores de matemática sobre a educação de tempo integral na Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto - Minas Gerais(UFVJM, 2020) Lima, Iracema Neves; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eO Tempo Integral apresenta-se como espaço de desafio e ao mesmo tempo como possibilidade na formação dos professores de Matemática. Para tanto, analisa-se a percepção desses professores quanto a sua formação para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática, na Educação integral/integrada da Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, no município de São Gonçalo do Rio Preto, no Estado de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se como aporte teórico: Justino (2016), Figueiredo (2017), Fiorentini e Lorenzato (2006) e Arroyo (2014), entre outros. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa documental e de campo por meio de entrevista semiestruturadas e observação das conversas entre professores em período de recreio, na sala dos professores, ou corredores da escola. Os dados foram categorizados, conforme a análise de conteúdo, de acordo com a forma de tratamento em pesquisa qualitativa. Como registro fez-se anotações no caderno de campo, gravações em áudio e/ou vídeo durante a entrevista semiestruturada, o que nos possibilitou reunir elementos para responder aos questionamentos. As contribuições teóricas utilizadas neste trabalho reforçam a importância, a centralidade e a complexidade da formação de professores que atuavam na Educação de Tempo Integral. Os resultados indicam uma distância entre a formação inicial e a prática docente no eixo integrador denominado: Acompanhamento Pedagógico na disciplina de Matemática frente ao propósito da educação integral/integrada. Dessa forma, conclui-se que ainda há necessidade de debater as políticas de formação, a qualidade dos processos formativos, as políticas públicas e os programas educacionais, bem como os currículos que asseguram a condição de assumirmos um profissional da educação capaz de se posicionar de forma crítica, reflexivo.