Browsing by Author "Lemes, Anielli Fabiula Gavioli"
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Item Agroecologia na escola: planos de aula para o ensino de ciências(UFVJM, 2024) Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Nunes, Carlos Eduardo PereiraTendo estas necessidades urgentes em mente, ao longo dos períodos finais de seu curso de graduação, estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), na habilitação em Ciências Natureza, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e nós, os professores Anielli F. G. Lemes e Carlos E. P. Nunes, trabalhamos no intuito de construir um livro que reunisse planos de aula que integrassem o conteúdo programático do Ensino Médio com conteúdos relacionados à Agroecologia. Também se encontra nesse livro, um capítulo que discute a importância da Agroecologia na Escola e um plano de aula fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Agroecologia e Ecologia). Essas ações, englobam também o desenvolvimento do projeto de pesquisa e extensão “Educação do campo: saberes e práticas de formação nas relações discursivas entre trabalho, educação, letramentos e agroecologia” financiado pela FAPEMIG, na Chamada nº 09/2022. Nosso objetivo foi elaborar um material que pode ser usado tanto pelos educadores da LEC como por qualquer outro educador do Ensino Médio interessado em integrar a Agroecologia na escola. Neste contexto, este livro surge como uma humilde iniciativa de encarar o desafio de incluir a Agroecologia na grade do Ensino Médio das escolas do campo, e por que não, nas escolas da cidade também.Item Conhecimentos tradicionais e a confluência com o ensino de Química na educação escolar quilombola no quilombo Barra Santo Antônio-MG(UFVJM, 2023) Guimarães, Meiriane Rafaela Assunção; Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Silva, Givânia Maria da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Silva, Givânia Maria da; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Araujo, Angelica Oliveira de; Nazario, Gessiane AmbrosioO presente estudo teve o objetivo de investigar como os conhecimentos e fazeres tradicionais da comunidade quilombola Barra Santo Antônio, município de Sabinópolis/MG, podem contribuir para o ensino de Química, a partir da perspectiva freireana e da Educação Escolar Quilombola. A pesquisadora é quilombola, oriunda e residente da comunidade em que foi realizado o estudo. Com isso, ela também é fonte de dados e no decorrer do trabalho, algumas reflexões também originam da sua vivência na comunidade. O viés metodológico da nossa pesquisa foi de abordagem qualitativa em um estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizamos a análise documental e entrevistas semiestruturadas, visando identificar conhecimentos e fazeres tradicionais que podem dialogar com o ensino de Química. Nos debruçamos sobre o inventário histórico da comunidade, documento que descreve a história da comunidade e a relação de ocupação do território e outros documentos. Identificamos conhecimentos e fazeres, que foram analisados e agrupados em categorias, sob a lente conceitual da análise de conteúdo de Bardin (1977). Logo após foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três moradores quilombolas, residentes e oriundos da comunidade. As entrevistas tiveram os áudios gravados, transcritos e posteriormente analisados também por meio da análise de conteúdo. Observamos que alguns conhecimentos tradicionais relacionados à prática de cultivos agrícolas apareceram com maior frequência. Assim, aprimoramos as categorias criadas na análise documental, com a análise das entrevistas e identificamos o que chamamos de temas confluentes que confluenciam os conteúdo da Química com os conhecimentos e fazeres tradicionais como instrumento para superação do racismo.Cada tema está relacionado a conhecimentos e fazeres tradicionais quilombolas e a outros temas com outros conhecimentos e fazeres. Assim, nessa perspectiva, o processo de levantamento de dados e construção de temas dessa pesquisa, se replicado, possibilita contribuir com o educador planejar continuamente atividades, conforme orienta as diretrizes curriculares da Educação Escolar Quilombola, e não apenas em ações pontuais ou datas festivas. Concluímos que o desenvolvimento dessa pesquisa pode contribuir para a instrumentalização de educadores para levantar conhecimentos e fazeres quilombolas para subsidiar atividades que confluencie estes com o ensino de Química, em uma perspectiva dialógica e antirracista.Item Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: plano de estudo como instrumento pedagógico no ensino de ciências(UFVJM, 2022) Oliveira, Janaina Boldt de; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fraile, Ofélia Ortega; Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Gehlen, Simoni TormohlenConsiderando o “Plano de Estudo” um instrumento guia da Pedagogia da Alternância, destacamos a questão em estudo, por sua relevância na formação dos estudantes: Qual a semelhança ou relação que pode ser estabelecida entre o Plano de Estudo (PE) e os Três Momentos Pedagógicos (3MP) com o ensino de ciências na perspectiva freireana no ponto de vista dos educadores? Para discutir esta problemática, buscamos responder estas perguntas a partir da análise comparativa do desenvolvimento/etapas do Plano de Estudo e dos 3MP e também procuramos analisar em documentos as propostas de utilização do PE na disciplina de ciências numa escola comunitária rural municipal que trabalha com pedagogia da alternância com ensino fundamental II, a EMEFERC Agostinho Partelli (ES). Também buscou-se elencar na análise de entrevistas com os professores, os limites e possibilidades para o ensino de ciências a partir do Plano de Estudo e, até que ponto, o ensino de ciências é trabalhado de forma contextualizada. A metodologia, por tanto, está baseada na abordagem qualitativa, a partir da análise documental e de entrevistas semiestruturadas com dois professores da escola. A análise de dados foi realizada pelo método de análise de conteúdo de Franco (2012) e Bardim (1977). Participaram desta pesquisa dois educadores dessa escola que trabalham ou já trabalharam com a disciplina de Ciências. Em nossas analises constatamos que as etapas do instrumento pedagógico PE têm equivalência com os 3MP, ainda, além do PE estar dialogando com a disciplina de ciências por meio dos pontos de aprofundamento o PE também dialoga com todas as disciplinas da EMEFERC e contribui em diversas atividades que acontecem na escola, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Nas análises foi identificada uma dificuldade marcante ao trabalhar este instrumento pedagógico que é a falta de conhecimento e contato de educadores novatos que chegam para trabalhar na EMEFERC, assim vimos a necessidade da construção de um guia metodológico do PE com o objetivo de servir de apoio para a educadores da Pedagogia da Alternância na educação básica, técnica e superior. Por fim, conseguimos afirmar que a partir do PE educadores conseguem abordar os conteúdos das disciplinas a partir da realidade do estudante, de forma contextualizada, porém não sempre com uma perspectiva freireana.Item Educação popular, permacultura e agroecologia para transformação social, econômica e ambiental: um estudo de caso na comunidade rural de Extrema – Congonhas do Norte/MG(UFVJM, 2020) Calvão, Alessandra Lopes; Schulzbacher, Aline Weber; Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schulzbacher, Aline Weber; Allain, Luciana Resende; Carvalho, Igor Simoni Homem de; Murta, Nadja Maria Gomes; Lemes, Anielli Fabiula GavioliO processo de educação popular, mobilização e transformação social da comunidade rural de Extrema-Congonhas do Norte/MG, promovido pela atuação da Associação de Agricultores da Região de Extrema (ACARE), no Espaço Educacional Contraponto, durante o período de 2010 a 2019, constitui o escopo investigativo desta pesquisa. Este estudo procurou avaliar, a partir da história e realidade deste vilarejo rural, as mudanças ocorridas, durante o século XX, no modo de vida rural e o papel das organizações civis nos processos de mobilização comunitária. Procurou também analisar o potencial da Permacultura e da Agroecologia, além de compreender, a partir do caso estudado, as principais contribuições da educação popular nestes processos e na promoção de transformações sociais, ambientais e econômicas. Adicionalmente pesquisamos a experiência da ACARE no Espaço Educacional Contraponto, no período de 2015 a 2019, e os impactos advindos das atividades desenvolvidas, a partir da avaliação dos comunitários. O percurso metodológico adotado nesta pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso, analisado de acordo com a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, utilizou para a coleta de dados os seguintes instrumentos de coleta de dados: cinco entrevistas realizadas a partir de um roteiro semi-estruturado; documentos da ACARE, do Espaço Educacional Contraponto, da Prefeitura Municipal de Congonhas do Norte, e ainda, o diário de bordo da pesquisadora. Como resultados, foi possível identificar que a agricultura conservadora, bem como o modo de vida da sociedade capitalista, resultou em um panorama de crise agrária, socioeconômica e ambiental, que reflete diretamente no modo de vida dos camponeses. Esta classe social, de características culturais e sociais bem específicas, passa por um processo de invisibilização e de grande vulnerabilidade, sendo expulsos de suas terras e perdendo o controle dos meios de produção. Percebemos que tal processo pode ser amenizado, e a longo prazo revertido, não apenas através do estabelecimento de políticas públicas, mas principalmente, por meio de processos de educação popular, pautados nas práticas da Permacultura e da Agroecologia, que os instrumentam a coproduzirem com a natureza produtos com maior valor agregado. Concluímos que os processos de educação popular têm potencial de conscientizar os camponeses de sua condição social, mobilizá-los a ações que construam coletivamente uma nova realidade e transformem o panorama socioeconômico e ambiental.Item Encontros e encantos de conhecimentos e fazeres tradicionais com linguagens e ciências da natureza(UFVJM, 2023) Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Mendes, Maurício Teixeira