Browsing by Author "Klier, Bethânia Maria Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Proposta de elaboração do programa de educação empreendedora: estudo de caso em uma escola municipal da cidade de Teófilo Otoni/MG(UFVJM, 2021) Klier, Bethânia Maria Gonçalves; Santos, Ciro Meneses; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Empreendedorismo e inovação contribuem significativamente na evolução da sociedade. No sentido mais amplo, uma educação para o empreendedorismo constitui parâmetros de caráter social. Isto porque o empreendedorismo possui aspectos que influenciam positivamente na oferta de oportunidades entre os mais jovens. Esta pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento de um diagnóstico sobre as ações empreendedoras, desenvolvidas pela Escola Municipal Irmã Maria Amália, localizada no município de Teófilo Otoni-MG, e elaboração de um programa de educação empreendedora. Há uma tendência mundial de aumento dos empregos informais, investir no próprio negócio tem se tornado uma saída cada vez mais comum. O empreendedorismo tem constituído uma parcela importante para a ascensão de economias globais. Nesse sentido, a educação escolar possui um papel valioso na difusão das técnicas empreendedoras. Este trabalho demonstrou, por meio da pesquisa e análise documental os esforços da EMIMA na realização de suas ações, como meio de compreender qual a relevância do empreendedorismo para a instituição. Os resultados encontrados indicaram que a Escola Municipal Irmã Maria Amália realizou ações pontuais como atividade extracurricular com características empreendedoras como atividade extracurricular, entretanto não consta, ‘O Empreendedorismo’, em seu Regime Escolar do ano de 2018 e Projeto Político Pedagógico 2019/2020, como conteúdo a ser trabalho, no ensino regular. A partir dos resultados encontrados foi elaborado um programa de educação empreendedora para a rede municipal da cidade de Teófilo Otoni/MG com o auxílio do aplicativo Canva®. Como proposta para pesquisas futuras sugere-se a aplicação do programa proposto através da “Pedagogia Empreendedora” com a ampliação no quantitativo de casos a serem estudados.