Browsing by Author "Jáber, Júnio"
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Item Evasão escolar no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2016) Amorim, Evandro das Mercês; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Jáber, Júnio; Vieira, Flavio Cesar Freitas; Fonseca, Lilian Simone GodoyCom a finalidade de contribuir com a gestão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na implementação de ações voltadas para assegurar a permanência do estudante até a conclusão do curso de graduação de origem, esta pesquisa apresenta uma investigação relacionada à evasão discente nos cursos de graduação presencial dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG e seus desdobramentos em relação à diplomação. A partir desse estudo, buscou-se identificar as turmas dos cursos de graduação presencial em cada Unidade Acadêmica dos campi da UFVJM em Diamantina/MG que possuíam maior índice de evasão no período de 2010 a 2014. Após a identificação do curso com maior percentual de evasão discente em cada Unidade Acadêmica, pretendeu-se assinalar as principais variáveis que a influenciaram. Embora seja um tema pouco explorado e, consequentemente, pouco discutido na literatura educacional brasileira, principalmente quando situado no campo da educação superior, a evasão escolar se revela como um tema complexo, compreendida, neste estudo, como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem sem concluí-lo. Em relação aos objetivos, consiste em um estudo exploratório que apresenta abordagens quantitativa e qualitativa como procedimentos principais para a investigação. Além da revisão da literatura, a coleta de dados foi realizada por meio da análise documental, onde foram examinados os dados derivados dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM e do Siga-ensino, um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, através dos quais se averiguou os cursos com os mais elevados percentuais de evasão no período. Para a identificação da variável preponderante para a evasão escolar nos cursos de graduação presencial examinados na etapa anterior, foi considerado, para análise, o alunado ingressante no ano de 2010. Como método de apreciação dos dados, foi aplicada a análise de conteúdo, tendo como referência o modelo apresentado por Laurence Bardin.Item Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação(UFVJM, 2017) Aoki, Fabiano Kenji; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Salvador, Lucimar Daniel Simões; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Andrade, Paulo Cesar de Resende; Jáber, Júnio; Cambraia, Rosana PassosO tema da avaliação de instituições educacionais é bastante complexo. Nasce do anseio natural de uma organização em conhecer a si própria e de exigências legais e normativas de avaliação atualmente existentes para todos os níveis da educação, da básica à superior. Passa pelos esforços de organização, manutenção e produção de informações que, ao mesmo tempo em que atendem a norma legal, transformam-se em valiosa ferramenta para a tomada de decisões, quando sensibilizada a cúpula hierárquica de uma instituição sobre a importância do processo de autoavaliação institucional. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em vigor desde 2004, examina as instituições de ensino superior (IES), os cursos de graduação e o desempenho dos estudantes. O presente trabalho teve por objetivo a elaboração do manual de processo de autoavaliação institucional com vistas a apoiar os trabalhos conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) das IES. A utilização de manuais em ambientes corporativos contribui para a compreensão e a consolidação de conhecimentos inerentes à área de atuação do profissional e para o norteamento das ações de grupos de trabalho orientados para um mesmo objetivo. A metodologia utilizada envolveu pesquisas bibliográfica e documental, tendo em vista o estudo exploratório de enfoque qualitativo.Item Saúde e cultura: reflexões teórico-metodológicas na pesquisa qualitativa com povos tradicionais(UFVJM, 2013) Jáber, Júnio; Dias, Ana Catarina Perez; Carvalho, Marivaldo Aparecido de Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Murta, Nadja Maria Gomes; Ide, Maria Helena de SouzaO presente trabalho apresenta uma reflexão interdisciplinar à luz da filosofia, da história, da antropologia e das ciências da saúde. Assim, estabeleceu-se entre ciência, saúde, cultura e conhecimentos tradicionais das populações tradicionais um diálogo que nos permitiu ressaltar a importância da pesquisa qualitativa como método de investigação profícuo para que se permita perceber, aflorar e fortalecer a circulação de saberes entre os diversos conhecimentos, principalmente entre a ciência e o conhecimento tradicional, destacando-se quando possível e necessário a relação com a saúde dos povos tradicionais e suas percepções de vida e natureza. Após as reflexões teórico-metodológicas sobre a ciência moderna, a interdisciplinaridade e a pesquisa qualitativa, faz-se um olhar para a ciência e a saúde como elementos culturais e nesta analise foi proposto um novo conceito – a circularidade cognocente, como forma epistemológica de entender a permeabilidade de hipóteses, métodos e técnicas entre os diversos conhecimentos.