Browsing by Author "Gomes, Mario Guimarães"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Geometria nas questões do Enem sob a ótica a resolução de problemas: um auxílio ao trabalho docente(UFVJM, 2017) Gomes, Mario Guimarães; Franco, Mauro Lucio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Wederson Marcos; Canôas, Silvia Swain; Franco, Mauro LucioEsta pesquisa objetivou subsidiar os docentes nas atividades de Matemática relacionadas ao conteúdo de geometria, tendo em vista a formação de alunos baseadas nas habilidades e competências estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), pelas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN + Ensino Médio) e pela Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise documental com o intuito de caracterizar o estudo de geometria no âmbito escolar considerando tais competências e habilidades. Foi feita uma análise da metodologia de Resolução de Problemas no contexto da disciplina de Matemática com base em estudos de alguns autores. Nesse contexto, foram apresentadas as suas principais formas de abordagem, discriminadas todas as fases que compõem a resolução de um problema matemático, bem como apresentadas as características e estratégias de planejamento, inserção e desenvolvimento dessa metodologia pelos docentes, considerando aspectos relacionados à seleção dos problemas, à maneira de apresentação dos mesmos, à forma de organização das atividades e ao papel do aluno no processo. Além disso, foram selecionadas, apresentadas e resolvidas questões que compuseram o ENEM no período de 2009 a 2016 que abrangem a Competência de área 2 da Matriz de Referência do ENEM, 'Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela'. As questões foram resolvidas utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, com a apresentação discriminada das fases da resolução. Em cada uma das questões são apresentadas as competências e habilidades a que está relacionada, com o intuito de contextualizá-la em relação às capacidades esperadas dos alunos para sua resolução. Com as análises e procedimentos realizados, é possível afirmar que a metodologia de Resolução de Problemas pode representar uma estratégia eficaz no processo ensino-aprendizagem de geometria, e pode servir de auxílio ao trabalho do docente, de modo a proporcionar aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades deles esperadas, bem como garantir que esse processo ocorra de modo significativo e contextualizado