Browsing by Author "Ferreira, Laura Roberta de Sá"
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Item Análise de prescrições: determinação do perfil das inadequações e correlações referentes as prescrições em uma instituição de saúde da cidade de Diamantina / Minas Gerais(UFVJM, 2017) Ferreira, Laura Roberta de Sá; Seixas, Sérgio Ricardo Stuckert; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Seixas, Sérgio Ricardo Stuckert; Santos, Antonio Sousa; Andrade, Renata Aline deOs erros envolvendo medicamentos podem ocorrer em qualquer fase do processo hospitalar, ou seja, na prescrição, dispensação ou na administração. O início do ciclo da medicação é a prescrição, o médico deve especificar a terapia e condutas mais adequadas por escrito, levando em consideração principalmente o uso racional de medicamentos. Quando a prescrição não é executada de maneira adequada pode contribuir de forma direta com os problemas relacionados a erros de medicação. O presente trabalho foi realizado em uma Instituição de saúde em Diamantina com objetivo de avaliar a efetividade do serviço realizado pela farmácia clínica; identificar o perfil dos pacientes atendidos pelas clínicas médica e neurológica; os tipos e as frequências de erros que ocorrem na etapa da prescrição e identificar os tipos de interações medicamentosas e suas frequências. Após a implantação do serviço de farmácia clínica, em um ano o serviço de análise de prescrição proporcionou uma queda de +/- 40% das inadequações nas prescrições. O perfil dos pacientes internados nas clínicas médica e neurológica da Instituição em Diamantina foi de homens idosos que fazem uso de polifarmácia. E devido ao grande número de medicamentos nas prescrições, as mesmas apresentaram 66,46% de interações medicamentosas, e as interações medicamentosas mais frequentes foram do tipo moderada (presentes em 59,76% das prescrições) e menor (presentes em 20.12% das prescrições). A inadequação mais frequente foi relacionada ao horário de administração dos medicamentos. Também foi verificado que as prescrições dos pacientes idosos, em sua maioria, apresentaram medicamentos da lista de Beers. Portanto, a realização deste trabalho foi importante para promoção do uso racional de medicamentos na Instituição, além disso, mostrou a efetividade do serviço que foi implantado na Instituição.Item Indicadores do serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico para pacientes hipertensos e diabéticos(UFVJM, 2021) Batista, Renata Anastácia de Oliveira; Andrade, Renata Aline de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Renata Aline de; Ferreira, Laura Roberta de Sá; Ferreira Júnior, Cláudio LuizO Acompanhamento Farmacoterapêutico (AF) é o serviço farmacêutico de gerenciamento da terapia farmacológica no qual se realiza intervenções prevenir e resolver problemas relacionados aos medicamentos e alcançar resultados clínicos satisfatórios, redução de riscos e melhorar a eficiência e qualidade da atenção (CFF, 2016). Este trabalho tem por objetivos avaliar o desempenho do serviço de AF oferecido à pacientes idosos portadores de HAS e/ou DM. Trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, quantitativo e retrospectivo de base populacional no qual os participantes foram submetidos ao Acompanhamento Farmacoterapêutico baseado no método Dáder no período de 2017 a 2019. Utilizou-se o instrumento dos indicadores de desempenho para serviços de AF prestados para pacientes ambulatoriais desenvolvido e validado por LIMA (2018). Foram analisados os indicadores “Consultas farmacêuticas realizadas”, “Problemas relacionados à farmacoterapia resolvidos” e Situação Clínica dos pacientes” de 54 pacientes com idade média de 69 anos, todos hipertensos e 28 (51,85%) diabéticos. Ao se avaliar o serviço de AF para pacientes com 3 consultas ou mais, identificou-se melhora expressiva dos resultados, exceto para o indicador “Problemas relacionados à farmacoterapia resolvidos”. O instrumento dos indicadores de desempenho para serviços de Acompanhamento Farmacoterapêutico prestados para pacientes ambulatoriais desenvolvido e validado por LIMA (2018) apresenta-se fundamental ao serviço AF. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação das prioridades a serem trabalhadas para melhora da qualidade serviço.