Browsing by Author "Ferreira, Gabriela Santos Dayrell"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Gestão da comunicação digital no contexto da educação superior: estudo de caso na UFVJM(UFVJM, 2021) Ferreira, Gabriela Santos Dayrell; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tameirão, Cinthya Rocha; Mafra, Rennan Lanna Martins; Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João AntônioA comunicação digital ampliou as possibilidades de alcance, divulgação e interação entre a organização e seus diferentes públicos. A presença da maioria das organizações no ambiente digital é determinante para o atendimento aos seus públicos de interesse. As universidades federais, são exemplos disso. Sites e redes sociais têm se constituído como espaços relevantes para que as universidades possam disponibilizar informações, ofertar serviços, dialogar com seus públicos e dar visibilidade à sua identidade organizacional. Esta pesquisa propõe aprofundar-se sobre a gestão da comunicação organizacional em meio digital no contexto das universidades federais, por meio de um estudo de caso na Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O estudo envolve elementos do planejamento à produção de conteúdo em páginas web e redes sociais, pela UFVJM. A metodologia inclui pesquisa documental com o levantamento das páginas web e redes sociais institucionais dos campi, unidades acadêmicas, cursos, departamentos, pró-reitorias, diretorias e reitoria da UFVJM, além de documentos e normativas da UFVJM e Governo Federal sobre o assunto. Na sequência, foi feita a investigação das práticas de gestão da comunicação digital na UFVJM com entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela gestão da comunicação com o objetivo de entender como é feito o trabalho e contrapor ao que se discute na literatura. Os resultados apontaram que a gestão da comunicação digital na UFVJM é descentralizada e não possui orientações internas, sendo feita de modo mais intuitivo do que organizada e consciente dos propósitos. Ao final da pesquisa propomos um modelo descentralizado de gestão, porém alicerçado em três pilares para orientar os gestores: diretrizes internas para a comunicação digital; produção e divulgação de manuais sobre gestão de web sites e redes sociais; e capacitação para o desenvolvimento de competências midiáticas.