Browsing by Author "Ferreira, Daiene Lisboa"
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Item A experiência docente de professores do ensino superior jurídico graduados em direito: investigação fenomenológica(UFVJM, 2022) Ferreira, Daiene Lisboa; Gaspar, Yuri Elias; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Bonadiman, Heron Laiber; Leite, Roberta Vasconcelos; Lopes, Tacyana Karoline AraújoO trabalho docente do ensino superior é complexo. É necessário que o professor tenha conhecimento da ciência que leciona e da ciência da educação; habilidade de relacionamento interpessoal entre professor e aluno; exige que o docente possua formação continuada, entre outros. A pós-graduação em nível de titulação de mestrado e doutorado prioriza a formação para a pesquisa e não para a docência. A expansão dos cursos de graduação em Direito no Brasil revela a necessidade de ampliar reflexões sobre o tema e a necessidade de ter espaços de formação de professores para atuarem no ensino superior jurídico. Diante desses dilemas e desafios que se origina este estudo, que tem como objetivo geral investigar de que modos professores vivem e elaboram sua experiência da docência no ensino jurídico superior. O estudo buscou, também, identificar como professores de Direito percebem sua prática pedagógica e como estas práticas podem contribuir para a construção da identidade profissional desse professor; e, compreender como o exercício profissional docente se relaciona com o exercício profissional no campo do Direito. Adotou-se a entrevista fenomenológica com a seguinte pergunta desencadeadora: “Como você, enquanto docente do ensino superior no Direito, trabalha o ensino jurídico em sala de aula? Descreva experiências que evidenciem esse trabalho”. O critério de escolha dos sujeitos da pesquisa foi intencional. Foram selecionados professores referência, graduados em Direito, que exercem a docência em diferentes instituições de ensino de jurídico e em diferentes cidades do norte do Estado de Minas Gerais (Montes Claros e Janaúba. Ao contemplar experiências exitosas desses professores referências na docência no ensino superior jurídico podem iluminar esse cenário de baixa qualificação, indicando caminhos propícios para futuros professores. Os relatos foram gravados em aparelhos sonoros e transcritos literalmente, considerando na transcrição a fala, as emoções e os comportamentos do entrevistado. Realizou-se análise temática dos dados. A partir da análise dos depoimentos dos sujeitos entrevistados, foi possível conhecer esses professores quanto aos aspectos relacionados à sua identidade docente, às suas práticas pedagógicas, às suas perspectivas quanto aos saberes docentes aplicados ao ensino superior jurídico. Ao ouvi-los, percebemos um forte componente afetivo ao escolher atuar como docentes do ensino jurídico, na sua inspiração para docência há uma realização pessoal e profissional no exercício da atividade. Quanto à ausência de identidade docente caracterizada por exercício simultâneo da atividade docente e outra atividade no campo do Direito, mostrou-se um campo rico de possibilidades para aprendizagem do graduando e futuro profissional jurídico, aliando a parte teórica com a prática no campo do Direito. Nas falas dos professores entrevistados, a valorização do aluno como sujeito é importante no processo de ensino e aprendizagem, o que pode levar a reflexão e outras questões que vão complexificar o ensino jurídico. Ainda revelam uma prática pedagógica em que são considerados a teoria e a prática, diversificação das metodologias e busca pela interdisciplinaridade. Os professores relacionam como fato positivo nas suas práticas docentes o bom relacionamento com os alunos e o sucesso dos mesmos na sua atividade profissional, após a graduação no ensino jurídico. Portanto, conhecer os relatos desses professores pode ser de suma importância para que a profissão possa ser aprimorada por meio dos saberes necessários ao exercício da docência no ensino jurídico, o que contribui para que o docente no ensino jurídico se identifique como educador comprometido com o ensino e a aprendizagem.