Browsing by Author "Fernandes, Amanda Cristina"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Associação entre função executiva e habilidades motoras grossas em crianças pré-escolares com obesidade/sobrepeso e eutróficas(UFVJM, 2021) Fernandes, Amanda Cristina; Mendonça, Vanessa Amaral; Lacerda, Ana Cristina Rodrigues; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mendonça, Vanessa Amaral; Lacerda, Ana Cristina Rodrigues; Leite, Hércules Ribeiro; Matos, Mariana Aguiar deA obesidade e o sobrepeso são definidos como o acúmulo e armazenamento excessivo de gordura corporal, que representa um risco à saúde e é atualmente um problema de saúde pública, sendo que quando ocorre na infância, tende a persistir na vida adulta. A idade pré-escolar é um período crítico para a aquisição das habilidades motoras fundamentais e para o desenvolvimento das funções executivas. O objetivo do presente estudo foi investigar a associação das funções executivas com as habilidades motoras em crianças pré-escolares com obesidade /sobrepeso e eutróficas de escolas públicas. Tratou-se de um estudo transversal, exploratório e quantitativo realizado com 49 pré-escolares, posteriormente divididos em dois subgrupos de acordo com o índice de massa corporal (sobrepeso/obesidade: 24; eutróficos: 25). As habilidades motoras foram avaliadas por meio do teste de desenvolvimento motor grosso - segunda edição (TGMD- 2) e as funções executivas foram avaliadas com os testes Dia e Noite Stroop, Marshmallow, Fluência Verbal (FV) e Torre de Hanói (TH). Modelos múltiplos foram conduzidos utilizando métodos stepwise, considerando as variáveis independentes das tarefas cognitivas que apresentaram <0,2 nas regressões univariadas e TGMD-2. Os resultados mostraram associação negativa da FV (número de erros) e TH (quebra de regra) com o controle de objeto em crianças com obesidade/sobrepeso. As duas variáveis explicaram 57,8% da variância do controle de objeto (p <0,05). Também foi identificada associação negativa entre FV (número de erros) e TH (quebra de regras) com o quociente motor grosso e explicou 40,5% da variância do quociente motor grosso (p <0,05). No entanto, não houve associação significativa entre as funções executivas e o desenvolvimento motor grosso nas crianças eutróficas. Portanto, concluímos que a associação entre funções executivas e habilidades motoras grossas em pré-escolares com sobrepeso/obesidade indicam que a flexibilidade cognitiva, a memória de trabalho, o planejamento e a resolução de problemas podem estar interligadas com as funções motoras grossas nesta população.