Browsing by Author "Faria, José Fernando Vieira de"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Entre o Agronegócio e a Agroecologia: como as Escolas Família Agrícola de diferentes territórios mineiros tratam esses conceitos?(UFVJM, 2023) Faria, José Fernando Vieira de; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)No ano de 2017, ocorreu no IFNMG-Campus Araçuaí o I Encontro de Estudantes de Agroecologia do Médio Jequitinhonha, organizado em parceria entre o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG- Campus Araçuaí e Escolas Família Agrícola (EFA) de Araçuaí, Itaobim, Comercinho, Veredinha e Virgem da Lapa. Naquela oportunidade, foi aplicado um questionário que objetivava avaliar o encontro, além de apresentar indicativos que serviriam de base para a organização do II Encontro, já que se pretendia dar continuidade às reflexões iniciadas. A análise das respostas contidas neste instrumento oportunizaram várias indagações. Uma, em particular, (“o que você pensa sobre o agronegócio?”) serviu como ponto de partida para as reflexões e propostas apresentadas neste trabalho. Partindo do pressuposto que as EFA’s pretendem trabalhar em uma perspectiva voltada para o desenvolvimento sustentável construiu-se o questionamento que contém a questão norteadora deste projeto: Como as EFA’s das regiões do Semiárido mineiro e da Zona da Mata mineira trabalham os conceitos de Agronegócio e Agroecologia junto aos estudantes dos cursos de Agropecuária? De que maneiras esses ‘termos’ adentram nas EFA’s e como são tratados pelas comunidades estudantis referenciadas? Metodologicamente, a pesquisa apresenta uma base qualitativa por meio de análise documental, dado que foram analisados os currículos dessas EFA’s com a finalidade de se entender as formas de tratamento escolarizado desses conceitos, bem como as percepções sobre tais concepções. Compreendemos que a agroecologia tem se consolidado, no âmbito da Educação do Campo, como estratégia de fortalecimento do ideal por uma educação condizente com o modo de viver camponês.