Browsing by Author "Evangelista, Richard Wanderley"
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Item Estudo da evasão do Bacharelado em Humanidades da UFVJM: causas e consequências(UFVJM, 2017) Evangelista, Richard Wanderley; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Nascimento, Kátia Honório do; Ignácio, CarlosNos últimos anos, houve um crescente ingresso de alunos de diversos estratos sociais em Instituições de Ensino Superior (IES). Essa situação é impulsionada pelas políticas públicas governamentais, bem como pela necessidade de maior qualificação profissional, influenciada pelo contexto da globalização. O investimento em políticas educacionais, que permitam uma formação qualificada em tempo hábil dos discentes, é essencial para que a entrada contínua de alunos no Ensino Superior não culmine com um aumento da evasão escolar. A partir de estudos de base quantitativa através de tabelas e gráficos feitos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) pelo Programa PET Comunidades e de um estudo de cunho bibliográfico e qualitativo (BORDIEU, 2007; BRUNO, 1996; FREIRE, 1987; LOBO, 2012; RIBEIRO, 2005, dentre outros), desenvolvemos a presente pesquisa para melhor refletirmos sobre o fenômeno da evasão na universidade. Ao longo do curso, há uma significativa percentagem de alunos matriculados no Bacharelado em Humanidades (BHu) que evadem do curso, principalmente nos 03 (três) primeiros períodos. Apontamos como possibilidade que a evasão torna-se um duplo processo de exclusão quando se faz pela falta de investimentos em políticas públicas educacionais e pela falta de letramento acadêmico, que se une à exclusão do ensino básico que oferece um letramento cultural e educacional deficitários. Além disso, apresentamos, por uma análise quantitativa que, no último ano analisado, o índice de evasão aumentou no bacharelado, após a diminuição de verbas públicas pelo programa de cortes de bolsas de pesquisa, de ensino e de extensão do Governo atual. Os resultados apontam para a necessidade de aumento de políticas de permanência por parte da instituição para seus estudantes, a fim de diminuir o número crescente de evasão escolar.