Browsing by Author "Costa, Saymon Lana"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Elaboração de um instrumento para o ensino de Geografia a partir dos recursos do Google Earth®(UFVJM, 2020) Costa, Saymon Lana; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Mucida, Danielle PiuzanaO interesse pelo tema desta pesquisa surge da busca em compreender as práticas do ensino da Geografia e das observações de que muitas vezes o aluno não encontra proximidade entre a sua vida cotidiana e os temas geográficos. Além do interesse em estudar o ensino da Geografia, há também o interesse em compreender o contexto escolar, principalmente, compreender o aluno, que na sua maioria, lida com as tecnologias digitais diariamente. Nesta perspectiva, a presente pesquisa visa vincular o uso de tecnologias digitais para o ensino da Geografia, de forma a facilitar o processo de enino-aprendizagem. Os objetivos traçados foram: elencar alguns recursos que o software Google Earth® oferece para o professor mediar os conteúdos de Geografia e estimular o uso de tecnologias digitais como instrumentos importantes na produção do conhecimento geográfico. O procedimento metodológico foi realizado através da análise de uma revisão de literatura, com a finalidade de construir um referencial teórico/conceitual e um estudo aprofundado dos recursos disponibilizados pelo software que podem contribuir para o ensino de Geografia. Foram selecionados dez recursos para o estudo mas apenas cinco deles foram elencados como instrumentos relevantes para se trabalhar os conteúdos de Geografia (Regulador de Zoom, Adicionar Caminho, Imagens Históricas, Street View e Perfil Topográfico). O Google Earth® pode ser usado para facilitar o trabalho do professor com os conteúdos de Geografia e levar o aluno a desenvolver uma visão de mundo mais dinâmica e integrada, o que pode ser visto como uma possibilidade de adicionar novas metodologias para o ensino de Geografia, tendo em vista a falta de recursos para trabalhar os conceitos e temas Geográficos. Todo este processo contribui para diminuir a dificuldade do desenvolvimento do aluno enquanto sujeito atuante. Como resultado, a partir do estudo dos recursos do Google Eath®, foi elaborado um manual, que poderá ser disponibilizado a professores de Geografia no Ensino Básico. Este instrumento representa uma possibilidade de aliar métodos tradicionais de aprendizagem com tecnologias digitais para que haja um aprimoramento efetivo do processo de ensino e aprendizagem.