Browsing by Author "Carvalho, Marcony Raimundo Figueiredo de"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Educação farmacêutica na escola entre pais de alunos do ensino fundamental(UFVJM, 2019) Carvalho, Marcony Raimundo Figueiredo de; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Bonadiman, Heron Laiber; Santos, Delba FonsecaA realização do presente estudo tem por base o conhecimento sobre a utilização de medicamentos em crianças e adolescentes através da compreensão de como pais de alunos do ensino fundamental promovem o uso de medicamentos em seus filhos. Seu objetivo é compreender como os cuidadores regulam a utilização de medicamentos em crianças e jovens na idade escolar: condutas mais comuns, seguimento da posologia, medicamentos utilizados, fontes dos medicamentos, associações e expectativas em torno dos medicamentos, tempo de tratamento, além da observação em relação à automedicação. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa e análise de conteúdo temática. Foi realizado na Escola Municipal Jorge Mascarenhas, localizada no município de Araçaí, Minas Gerais. Participaram desde estudo pais de alunos no ensino fundamental 1, ou seja, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os dados foram obtidos através da realização de grupos focais no contexto da utilização racional de medicamentos e de acordo com os hábitos e culturas dos pais. Os dados do estudo foram submetidos à análise de conteúdo, procurando identificar as problemáticas debatidas durante as sessões dos grupos focais. Dentre os vários resultados alcançados, a pesquisa indicou um alto consumo de medicamentos por crianças e adolescentes mediado pelos pais, sendo importante a introdução de práticas para a construção de uma saúde pública focada no cidadão e em suas relações com o meio em que vive, como forma de melhoria da qualidade de vida. Sendo assim, a partir do estudo conseguiu-se o delineamento de proposta de ação em educação farmacêutica a ser desenvolvida no contexto pesquisado, o Projeto Farmácia com Alegria. Este é baseado nos resultados do estudo, servindo como instrumento para a Educação Farmacêutica nas escolas.