Browsing by Author "Bento, Maksilane Eudilane"
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Item “Ela aprende através do brincar”: um estudo sobre a organização dos espaços de brincadeira em um Centro Municipal de Educação Infantil de Diamantina, Minas Gerais(UFVJM, 2019) Bento, Maksilane Eudilane; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Niquini, Cláudia Mara; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Silva, Rogério Correia daO presente trabalho objetiva analisar os ambientes de brincadeira na educação da criança de três anos de idade de acordo com a organização dos espaços de um Centro Municipal de Educação Infantil. Para dar conta da complexidade do referido objeto de estudo, esta pesquisa se apoiou em um referencial teórico composto por autores/as da área da educação da criança de zero a seis anos, entre os quais destacamos: Forneiro (1998); Gandini (1999; 2016); Barbosa (2000); Garanhani (2002); Horn (2004); Kulhmann Jr (2010); Tiriba (2010); Camões, Toledo e Roncarati (2013). Do ponto de vista metodológico, o estudo se configurou como uma pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da observação participante, tendo como principais instrumentos de produção de dados: a análise documental, entrevistas e observação do cotidiano de uma turma de crianças. Os sujeitos participantes do estudo foram 20 crianças de três anos de idade (14 meninos e 06 meninas), a professora de referência, a coordenadora e a supervisora da instituição. A pesquisa de campo foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil situado em Diamantina, Minas Gerais, única instituição de Educação Infantil do Município, projetada para receber crianças de zero a seis anos, construída pela Prefeitura a partir de verba destinada pelo Programa PROINFÂNCIA do Governo Federal. Os resultados da dissertação apontam a existência de dissonâncias entre o previsto no projeto arquitetônico e de engenharia e a ocupação e usos dos espaços do Centro de Educação Infantil, pois diversos espaços destinados ao brincar, constantes no projeto de edificação da instituição não são utilizados no planejamento cotidiano das profissionais de educação infantil. Já as crianças apresentam formas peculiares de ressignificar os espaços organizados pelas docentes. Assim, os dados do estudo evidenciam que não basta ter espaços projetados para as crianças, pois ele, por si só, não garante o desenvolvimento pleno de meninos e meninas. Nesse sentido, faz-se necessário considerar as complexas e intrincadas relações entre o espaço físico e o projeto pedagógico da instituição, com vistas a contribuir para o desenvolvimento global da criança. A pesquisa revelou também a necessidade de considerar as falas e as ações de meninos e meninas na organização dos espaços da instituição de educação infantil. É preciso trazer essas crianças para o debate relativo à organização do espaço e, sobretudo, considerá-las como sujeitos de direitos.