Browsing by Author "Benitez, Juciane Fagundes Durães"
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Item Estudo retrospectivo de lesões bucais em idosos atendidos na Clínica de Estomatologia da UFVJM no período de 25 anos(UFVJM, 2021) Garcia, Joice Crislainy Gomes; Mesquita, Ana Terezinha Marques; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mesquita, Ana Terezinha Marques; Tavano, Karine Taís Aguiar; Benitez, Juciane Fagundes DurãesCom o envelhecimento, a mucosa oral torna-se mais suscetível a estímulos externos, traumas, patógenos e agentes carcinogênicos, sendo afetada por uma ampla variedade de lesões que podem ser inofensivas ou com complicações graves. A prevalência de lesões que afetam a mucosa bucal é um parâmetro importante na avaliação da saúde bucal e consequentemente da qualidade de vida do idoso. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento epidemiológico e socioespacial dos pacientes idosos atendidos na Clínica de Estomatologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), visando identificar a prevalência, distribuição espacial e a severidade das principais alterações bucais em pacientes com idade igual ou superior a 60 anos. Trata-se de um estudo observacional retrospectivo dos prontuários clínicos dos pacientes idosos atendidos na referida clínica no período de 1994 a 2019. Foram coletados dados como idade, gênero, diagnóstico e endereço de residência do paciente. Foram incluídos no estudo prontuários de 826 pacientes, procedentes de 63 municípios, sendo a maioria mulheres (62,3%), com média de idade de 69,50 anos. Quanto à prevalência de alterações bucais foram diagnosticadas lesões não neoplásicas (n=561; 56,7%); lesões neoplásicas benignas (n=111; 11,3%); lesões neoplásicas malignas (n=104; 10,7%) e 50 (5,1%) variação anatômica da normalidade . As patologias mais frequentes foram candidíase oral (11,2%) hiperplasia fibrosa inflamatória (7,9%) e carcinoma espinocelular (5,1%). Este estudo contribuiu para identificar a distribuição e severidade das principais doenças e alterações bucais encontradas na população estudada, evidenciando a necessidade e importância de um tratamento diferenciado, específico e com qualidade à população idosa.Item A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais nos processos de construção dos projetos institucionais e pedagógicos e de formação dos docentes do curso de graduação em Odontologia(UFVJM, 2017) Benitez, Juciane Fagundes Durães; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Ferreira, Soraya Mameluque; Moura, Rosa Nubia Vieira deAs graduações na área da saúde são fundamentadas no modelo flexneriano. Trazido ao Brasil, este modelo influenciou o processo educativo na odontologia, desta forma temos o ensino odontológico organizado em disciplinas e em especialidades que conduzem a um estudo fragmentado, o que fez da odontologia uma ciência bastante complexa, não exata e fragmentada em diferentes áreas de atuação. Nesta perspectiva prevalece na docência o uso de metodologias tradicionais com influência mecanicista e fragmentada, impossibilitando assim uma visão crítica. Diante disso, compreender o processo formativo do docente e fatores que influenciam este processo é de fundamental importância uma vez que o mesmo é ator imprescindível no processo educacional. Publicadas em 2002, as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Odontologia propõem uma mudança didático-pedagógica. O objetivo deste estudo foi verificar como estas diretrizes têm influenciado os processos de construção dos projetos institucionais e pedagógicos, bem como o processo formativo dos docentes dos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, tipo transversal, de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada nos departamentos do curso de graduação em Odontologia de três universidades públicas localizadas no estado de Minas Gerais. Para a produção dos dados, foram realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas. Assim, foram analisados os projetos institucionais das três universidades que participaram do estudo, bem como os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia das mesmas, afim de se conhecer o perfil dos docentes participantes foram analisados os currículos Lattes dos mesmos totalizando 113 currículos analisados. Com o intuito de avaliar a influência das diretrizes no processo formativo dos docentes foram realizadas 23 entrevistas. Para a análise de dados foram realizados testes estatísticos, análise de conteúdo conforme proposto por Bardin e, posteriormente, foi realizada a triangulação dos dados conforme proposto por Minayo. O presente estudo possibilitou visualizar o esforço das universidades em se adequarem às diretrizes curriculares nacionais, percebe-se em todos os projetos uma preocupação das instituições de se embasarem nas diretrizes curriculares nacionais buscando atender as recomendações das mesmas, assim pode-se afirmar que em linhas gerais os projetos políticos pedagógicos estão em acordo com o que se propõe nas diretrizes. De acordo com os dados obtidos, pode-se concluir que houve uma mudança no que diz respeito a titulação, historicamente entre os professores de ensino superior predominavam profissionais que contavam apenas com a graduação e o estudo mostrou uma predominância de profissionais com título de doutor. Outro dado importante diz respeito à formação didático pedagógica, uma vez que embora o estudo demonstre que os professores estejam mais capacitados no que diz respeito a pós-graduações, os currículos demostram uma deficiência com relação a formação didático pedagógica o que pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem. A análise das entrevistas evidenciou que os docentes do curso de graduação em odontologia têm adotado as diretrizes como documento direcionador e modificador da sua prática docente. De acordo com os resultados obtidos percebe-se que a implantação das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia tem estimulado os docentes a mudar seu perfil profissional.