Browsing by Author "Batista, Cecília Godinho"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item As tecnologias na educação e a interface com o currículo de um curso de uma instituição tecnológica(UFVJM, 2017) Batista, Cecília Godinho; Andrade, Paulo César de Resende; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Ramalho, Mara Lúcia; Paula, Everton Luiz deO desenrolar da ed ucação profissional desde sua gênese pautou - se pelas demandas econômicas, políticas e sociais. Essa realidade perdura até hoje, no mundo contemporâneo, em que em decorrência da explosão tecnológica, essa modalidade de ensino foi reestruturada com base na n ecessidade de educar os sujeitos de forma integral, para que sejam capazes de atuar autonomamente na sociedade tecnológica em que estão inseridos. Para tanto, os Institutos Federais de Educação assumem o desafio de oferecer uma educação profissional que at enda não somente as necessidades do mercado de trabalho, mas também desenvolva aspectos intelectuais e humanos, valores éticos, de cidadania e de criticidade no uso das tecnologias. O objetivo do trabalho foi realizar uma investigação científica para anali sar como as tecnologias integram o currículo do Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais – IFNMG, no Campus Pirapora. A metodologia traçada, para esta pesquisa qualitativa, foi a análise de documentos legais, curriculares e metodológicos do curso, aplicação de questionários para alunos e entrevista com docentes e profissionais do apoio pedagógico. A discussão e interpretação dos dados coletados foram por meio da análise de conteúdo. Ao final da pesquisa c onstatou - se nos documentos legais do curso pesquisado que o Campus Pirapora possui concepções quando a importância da tecnologia ser um elemento transversal em toda prática pedagógica. Na perspectiva dos docentes as tecnologias são ferramentas que quando usadas com planejamento trazem resultados significativos ao ensino e aprendizagem. Infelizmente, percebeu - se que ainda são poucas as tecnologias utilizadas pelos docentes e que a maioria utiliza com frequência somente o data show em sala de aul a . No entanto, alguns relatam utilizar ainda o computador, internet , vídeos e softwares para contextualizar e significar a construção do conhecimento. Quanto ao olhar dos pedagogos quanto a tecnologia percebeu - se que utilizam para facilitar o acompanhament o das práticas docentes e realizar as devidas intervenções no processo de ensino e aprendizagem. Os alunos relataram que quando o professor utiliza a tecnologia em sala de aula cria uma dinâmica e maior interesse pelo conteúdo. Em suma, mesmo que de forma limitada, constatou - se que as tecnologias estão inseridas no currículo do curso e os docentes, alunos e pedagogos compreendem que as ferramentas tecnológicas podem facilitar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem.