Browsing by Author "Amorim, Evandro das Mercês"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Evasão escolar no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2016) Amorim, Evandro das Mercês; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Jáber, Júnio; Vieira, Flavio Cesar Freitas; Fonseca, Lilian Simone GodoyCom a finalidade de contribuir com a gestão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na implementação de ações voltadas para assegurar a permanência do estudante até a conclusão do curso de graduação de origem, esta pesquisa apresenta uma investigação relacionada à evasão discente nos cursos de graduação presencial dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG e seus desdobramentos em relação à diplomação. A partir desse estudo, buscou-se identificar as turmas dos cursos de graduação presencial em cada Unidade Acadêmica dos campi da UFVJM em Diamantina/MG que possuíam maior índice de evasão no período de 2010 a 2014. Após a identificação do curso com maior percentual de evasão discente em cada Unidade Acadêmica, pretendeu-se assinalar as principais variáveis que a influenciaram. Embora seja um tema pouco explorado e, consequentemente, pouco discutido na literatura educacional brasileira, principalmente quando situado no campo da educação superior, a evasão escolar se revela como um tema complexo, compreendida, neste estudo, como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem sem concluí-lo. Em relação aos objetivos, consiste em um estudo exploratório que apresenta abordagens quantitativa e qualitativa como procedimentos principais para a investigação. Além da revisão da literatura, a coleta de dados foi realizada por meio da análise documental, onde foram examinados os dados derivados dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM e do Siga-ensino, um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, através dos quais se averiguou os cursos com os mais elevados percentuais de evasão no período. Para a identificação da variável preponderante para a evasão escolar nos cursos de graduação presencial examinados na etapa anterior, foi considerado, para análise, o alunado ingressante no ano de 2010. Como método de apreciação dos dados, foi aplicada a análise de conteúdo, tendo como referência o modelo apresentado por Laurence Bardin.