Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    A retenção escolar no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM Campus Janaúba/MG
    (UFVJM, 2021) Silva, Magno Vilácio Pereira da; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Oliveira, Altamir Fernandes de; Souza, Andrey Lopes de
    Desde sua implantação, no ano 2014, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Janaúba/MG enfrenta o problema da retenção de seus alunos. Por não haver um estudo científico sobre a retenção no BC&T, esta pesquisa procurou investigar as suas causas. O período de tempo escolhido foi entre o primeiro período de 2016 e o segundo período de 2017. A partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet e Marilena de Souza Chauí, a pesquisa abordou o tema da retenção escolar à luz das teorias/discursos que historicamente a discutiram, identificando as interpretações das causas e consequências que essas leituras tiveram para a educação e, em especial, para universidades públicas na contemporaneidade. Para isso, enveredou-se pela discussão da implantação das políticas neoliberais na educação, pós década de 1990, e expansão das vagas no ensino superior brasileiro. Nesta pesquisa, procurou-se dar ouvidos aos principais sujeitos (discentes, docentes e membros do Núcleo Docente Estruturante) envolvidos no processo de retenção no BC&T, com o objetivo de identificar as suas causas e traçar o perfil dos discentes retidos nesse curso. Os resultados da pesquisa apontaram que a infraestrutura do prédio em que estava instalado o Campus, apesar de ter contribuído para os altos índices de retenção dos discentes que responderam ao questionário, não foi o único fator. Também foram apontados, pelos sujeitos pesquisados, outros fatores relacionados à instituição que contribuíram para a potencialização dos índices de retenção como: excesso de discentes por disciplina; forma inadequada de distribuição das notas; a didática de alguns professores e níveis de dificuldades das disciplinas. Constatou-se que, em geral, o primeiro e o segundo período do curso apresentam os maiores percentuais de retenção e que essa atinge com maior intensidade as mulheres e os egressos de escolas públicas. Os dados apontam que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade, acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Esses dados revelam que, embora todos tenham a mesma oportunidade de estudarem em um curso como o BC&T, nem todos possuem as mesmas condições, devido aos entraves socioeconômicos, de se desenvolverem. Por fim, trata da necessidade de implantação de políticas públicas de ações afirmativas, que proporcionem as condições para o desenvolvimento dos discentes pertencentes às classes sociais mais baixas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Evasão escolar no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG
    (UFVJM, 2016) Amorim, Evandro das Mercês; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Jáber, Júnio; Vieira, Flavio Cesar Freitas; Fonseca, Lilian Simone Godoy
    Com a finalidade de contribuir com a gestão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na implementação de ações voltadas para assegurar a permanência do estudante até a conclusão do curso de graduação de origem, esta pesquisa apresenta uma investigação relacionada à evasão discente nos cursos de graduação presencial dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG e seus desdobramentos em relação à diplomação. A partir desse estudo, buscou-se identificar as turmas dos cursos de graduação presencial em cada Unidade Acadêmica dos campi da UFVJM em Diamantina/MG que possuíam maior índice de evasão no período de 2010 a 2014. Após a identificação do curso com maior percentual de evasão discente em cada Unidade Acadêmica, pretendeu-se assinalar as principais variáveis que a influenciaram. Embora seja um tema pouco explorado e, consequentemente, pouco discutido na literatura educacional brasileira, principalmente quando situado no campo da educação superior, a evasão escolar se revela como um tema complexo, compreendida, neste estudo, como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem sem concluí-lo. Em relação aos objetivos, consiste em um estudo exploratório que apresenta abordagens quantitativa e qualitativa como procedimentos principais para a investigação. Além da revisão da literatura, a coleta de dados foi realizada por meio da análise documental, onde foram examinados os dados derivados dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM e do Siga-ensino, um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, através dos quais se averiguou os cursos com os mais elevados percentuais de evasão no período. Para a identificação da variável preponderante para a evasão escolar nos cursos de graduação presencial examinados na etapa anterior, foi considerado, para análise, o alunado ingressante no ano de 2010. Como método de apreciação dos dados, foi aplicada a análise de conteúdo, tendo como referência o modelo apresentado por Laurence Bardin.