Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item Educação profissional técnica e ensino médio: a perspectiva de formação integrada em discussão(UFVJM, 2018) Moura, Cleide Aparecida de; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Braga, Denise da Silva; Santos, Dayse Lúcide SilvaA formação integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à educação geral, instituída pelo Decreto Federal nº 5.154/2004, é compreendida como uma importante medida para consolidar a base unitária de ensino, na última etapa da Educação Básica. Uma alternativa que se coloca em oposição à histórica dualidade entre a formação técnica e formação propedêutica, e se propõe a melhoria da qualidade do ensino em Nível Médio numa perspectiva integrada. Nesse sentido, o Instituto Federal (IF), com a oferta de cursos integrados, tem a possibilidade de promover uma formação profissional aliada ao conhecimento geral, superando a perspectiva de uma formação destinada meramente para o mercado de trabalho. Considerando o exposto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de implementação e organização da proposta curricular de formação técnica integrada à formação geral, tendo como referência, o Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Pirapora. No desenvolvimento desta investigação, o traçado metodológico foi definido pela perspectiva qualitativa. Este percurso envolveu uma revisão bibliográfica baseada apoiada, principalmente, nas contribuições dos autores Ciavatta (2012), Fazenda (2011), Frigotto (2012), Ramos (2012), Sacristán (2000), Santomé (1998), Silva (1999); uma análise documental do Projeto do Curso em estudo, e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, coordenador de curso e profissional do núcleo pedagógico do IF. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2009). Os resultados indicaram um curso com organização por disciplinas, cuja prática curricular ainda não se desvencilhou das bases de um trabalho segmentado entre o Ensino Técnico e o Médio. Os profissionais compreendem a necessidade de integração do Ensino Técnico com o médio no processo formativo do curso, e para avançar nesse sentido, indicam como ponto de partida, a reformulação curricular.