Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    A inclusão escolar como prática: estratégias de inclusão de surdos no Ensino Superior
    (UFVJM, 2020) Marques, Mailson Matos; Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
    O crescimento da exclusão social despertou a atenção da sociedade para as questões de inclusão, o que refletiu na construção de uma educação inclusiva. Esse modelo inclusivo de educação propõe transformar a escola regular em um ambiente para todos, valorizando as características específicas de cada estudante e buscando construir um espaço de aprendizado e de convivência. No contexto de escola inclusiva, este trabalho busca investigar como se dá o processo de inclusão. dos acadêmicos surdos no Ensino Superior e quais são as estratégias utilizadas para efetivar essa inclusão. Assim, a pergunta principal deste trabalho é: quais são as estratégias utilizadas pela UFSC para efetivamente incluir os alunos surdos no curso de Licenciatura em Letras/Libras, modalidade a distância? Para cumprir meu objetivo, adotei uma metodologia do tipo qualitativa e interpretativa de caráter exploratório, sendo os dados produzidos a partir de análise documental (Projeto Pedagógico do Curso – PPC de Letras/Libras da UFSC e Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA da disciplina Libras I), por meio de análise de conteúdo e da confecção de um memorial por seis acadêmicos surdos matriculados no referido curso. Esta pesquisa está sustentada em autores e pesquisadores que discutem a temática de inclusão de surdos e abordam pontos fundamentais acerca do assunto, dentre eles: Gesser (2009), Quadros (1997, 2003, 2004, 2006, 2012), Quadros e Perlin (2007), Quadros e Schmiedt (2006), Quadros e Karnopp (2004), Teske (2015), Glat e Pletsch (2010), Fernandes (2017), Strobel (2009) e Silva (2015 a, b). Como conclusão, ficou evidente que o curso na modalidade EaD contribui para a inclusão de alunos surdos no Ensino Superior, uma vez que que todos os sujeitos da pesquisa afirmaram se sentir incluídos no curso de Licenciatura em Letras/Libras da UFSC, destacando o uso da Libras como língua de instrução do curso o principal responsável pela inclusão. A partir dos memoriais, foi possível perceber que os sujeitos se orgulham desse curso e sentem vontade de levá-lo adiante, bem como de contribuir com a educação dos surdos brasileiros. Por fim, os acadêmicos apontaram como perspectivas futuras: dar sequência aos seus estudos, continuando seu desenvolvimento acadêmico e profissional; atuar em diferentes áreas ligadas à promoção e valorização da Libras, e atuar como docentes no ensino de crianças surdas.
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    O aluno surdo na escola regular: um olhar sob o viés da inclusão
    (UFVJM, 2017) Fernandes, Maraísa Kíssila Oliveira; Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Ramalho, Maria Nailde Martins; Ferreira, Bárbara Carvalho Ferreira
    No atual contexto, a legislação brasileira tem procurado proteger e garantir uma educação inclusiva, para que todos os alunos, independente de diferenças, tenham acesso à educação de qualidade, porém, a prática cotidiana nem sempre se desenvolve como o estabelecido nas políticas públicas. Apesar do crescimento da educação inclusiva e do „reconhecimento‟ da cultura surda e de amparos legais, estudos apontam a ocorrência do fracasso escolar de alunos surdos. Esta pesquisa teve como foco a inclusão escolar de alunos surdos, com o objetivo de analisar se e como tal processo ocorre em uma escola pública da cidade de Diamantina. Tendo em vista tal questionamento, apresentou como objetivos específicos: (i) averiguar se e como a inclusão de surdos se dá na escola; (ii) identificar como a inclusão tem sido tratada nos documentos da escola que institucionalizam o atendimento a pessoas com deficiência; e (iii) desvelar o diálogo existente entre os documentos orientadores da ação inclusiva dos docentes na escola e a organização de práticas pedagógicas. Para responder aos objetivos deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de dados produzidos através de análise documental, observações e entrevista. Posteriormente, foram realizadas a análise de conteúdo dos documentos selecionados da escola pesquisada e a construção de categorias dos dados empíricos produzidos. Foram produzidas seis subcategorias, a partir dos documentos selecionados. Tais subcategorias embasaram a construção de cinco categorias que organizaram as informações e as falas presentes nos materiais de pesquisa (extratos das entrevistas e diários de campo). Dessa forma, foi possível constatar, no que tange à inclusão de alunos surdos na escola pesquisada, além das dificuldades relacionadas à educação inclusiva de modo geral, outros problemas e peculiaridades tais como a falta de formação de profissionais, a dificuldade de aplicação de práticas pedagógicas diferenciadas e a não implantação de ações previstas nos documentos norteadores da escola.
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    A formação docente continuada PNAIC 2013: uma análise da situação dos professores alfabetizadores de surdos
    (UFVJM, 2016) Mattos, Greyd Cardoso; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Amaral, Antônio Carlos Victor; Santos, Amédis Germano dos
    O Governo Federal instituiu em julho de 2012 o programa de formação continuada para professores alfabetizadores, intitulado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” com o objetivo principal de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Esse Programa teve início em 2013 e, em sua estruturação, as universidades parceiras foram responsáveis pela formação dos orientadores de estudos que, por sua vez, formavam os professores alfabetizadores em seus respectivos municípios, em encontros mensais de 8 horas. Toda a formação foi baseada nos Cadernos de Formação distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) a todos os participantes do Programa. Tendo como referência o objetivo principal do Programa e o processo de inclusão de surdos na rede regular de ensino, surgiu o problema deste trabalho: o “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” subsidiou a formação de professores alfabetizadores de surdos? Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e análise documental pelo método de Análise do Conteúdo. Durante a construção do referencial teórico, buscou-se investigar e discutir a formação de professores no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o processo de inclusão educacional do surdo no ensino regular. A partir dessa etapa, foram criadas três categorias de análise que subsidiaram a investigação dos Cadernos de Formação: Educação inclusiva, Surdez e Alfabetização de surdos. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa não ofereceu uma formação que atendesse às necessidades dos professores alfabetizadores de surdos. Nesse sentido, seu objetivo principal não alcançou todas as crianças. É sabido que o processo de inclusão de surdos na rede regular de ensino não é algo simples, contudo, se ele existe, é preciso criar estratégias para ele se realizar efetivamente. Caso contrário, se transforma em exclusão. Desse modo, o poder público deve criar mecanismos para melhorar esses tipos de programas e proporcionar uma formação continuada aos professores, garantindo a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino.
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    Inclusão na educação profissional: uma avaliação a partir da visão dos profissionais e alunos de um campus do IFNMG
    (UFVJM, 2016) Ramos, Ismar Batista; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Ferreira, Bárbara Carvalho; Ramalho, Mara Lúcia
    Os dados do INEP mostram que do total de alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados no ensino regular em 2013, isto é, 648.921 alunos, 6,6% estavam na educação infantil, 77,8% no ensino fundamental, 7,2% no ensino médio, 7,8% na educação de jovens e adultos e 0,3% na educação profissional. Estes dados revelam o acesso limitado deste público à educação profissional e a possível existência de barreiras para sua permanência. Partindo desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a política de inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais em um campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Buscou-se analisar as legislações investigando as ações e condições de execução das políticas públicas destinadas às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no campus pesquisado, avaliar as ações de inclusão adotadas na instituição na perspectiva discente e investigar os impactos do trabalho do NAPNE na instituição a partir da avaliação docente. Para este estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso. Entrevistou-se cinco docentes e cinco profissionais do NAPNE e aplicou-se questionários aos quatro discentes com Necessidades Educacionais Especiais na unidade selecionada. Os dados levantados foram tratados através da análise de conteúdo e indicaram o descompasso entre as ações previstas nas legislações e no PDI e as condições de execução delas; a avaliação das ações na perspectiva dos discentes indicaram avanços na inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais como sistema de cotas, divulgação e realização de processos seletivos e vestibulares acessíveis, mas apontaram a escassez de ações e serviços para a permanência após o ingresso, insuficiência na formação inicial e continuada dos profissionais em educação inclusiva, entre outros. Já a avaliação dos docentes sobre os impactos do trabalho do NAPNE evidenciou que este núcleo tem papel indispensável na instituição, porém indicou falta de infraestrutura, insuficiência de formação, condições inadequadas de trabalho e outros fatores que limitam a atuação do núcleo. Conclui-se que somente aqueles alunos que se adaptam às condições existentes conseguem permanecer, o que denota condições de integração em detrimento da inclusão. Evidencia-se como necessária a quebra das diversas barreiras encontradas para que o público em questão possa ser incluído.