Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Ferramentas para auxiliar aulas e reuniões realizadas por videoconferências no Google Meet
    (UFVJM, 2023) Silva, Luciano Geraldo; Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O aumento significativo no uso de tecnologias digitais, especialmente devido à pandemia de COVID-19 e às medidas de distanciamento social, trouxe consigo a necessidade de adaptação das atividades presenciais para o ambiente virtual. Na área da Educação, as aulas presenciais foram substituídas por aulas online, e as plataformas de videoconferência se tornaram essenciais para viabilizar essa transição. No entanto, muitas dessas plataformas ofereciam recursos limitados para o contexto educacional. Diante dessa demanda crescente, as empresas privadas que desenvolvem plataformas de videoconferência passaram a disponibilizar planos de assinatura, oferecendo funcionalidades extras aos usuários. No entanto, o acesso gratuito às plataformas não contempla essas ferramentas adicionais para os administradores das videoconferências. Isso se torna um desafio para instituições públicas de ensino, que muitas vezes não têm recursos para adquirir licenças dessas plataformas. Diante desse cenário, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma solução alternativa e gratuita por meio de uma extensão para o navegador Google Chrome, a qual visa a suprir as necessidades dos administradores de videoconferências realizadas pelo Google Meet. Essa extensão, ou plugin, oferece funcionalidades adicionais, como a geração de listas de participantes, criação de enquetes e um cronômetro para controle do tempo gasto pelos participantes. Com isso, busca-se proporcionar uma experiência mais completa e aprimorada durante as videoconferências, contribuindo para um melhor gerenciamento das aulas e reuniões virtuais. Além do desenvolvimento da extensão, foi realizada uma pesquisa com os usuários para analisar a usabilidade e a utilidade da aplicação. Essa pesquisa permitiu obter avaliações sobre as funcionalidades propostas, bem como identificar possíveis melhorias e ajustes necessários.
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    Recursos digitais utilizados por docentes do curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2022) Santos, Débora Cristina dos; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Gysel, Edelweiss Vitol; Cintra, Marcos Rogério; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar a utilização dos recursos digitais e a condição de trabalho dos professores do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina/MG, no decorrer do período remoto emergencial instituído em virtude da pandemia causada pela Covid-19. Como referencial teórico, apresentamos estudos sobre as tecnologias na educação, uma breve contextualização sobre a adoção do ensino remoto no contexto da pandemia e as regulamentações que dispõem sobre a necessidade da utilização das tecnologias no cotidiano educacional, além da condição de trabalho docente frente a este novo panorama. Buscamos identificar quais recursos digitais foram utilizados pelos docentes no processo de ensino no mencionado período. A metodologia adotada foi a análise documental dos questionários aplicados aos docentes do curso de Letras. Como resultado, apresentamos os recursos tecnológicos digitais utilizados pelos docentes durante o período remoto emergencial, apontando os limites e possibilidades de operacionalização destes, refletindo também sobre as condições de trabalho docente e o contexto educacional diante da pandemia do Coronavírus.
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    O uso das TDIC no Ensino Médio Integrado em um Campus do IFNMG, no contexto do ensino remoto
    (UFVJM, 2021) Mota, Francine da Conceição Queiroz; Fonseca, Alexandre Ramos; Santos, Caroline Queiroz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Alexandre Ramos; Santos, Caroline Queiroz; Villela, Maria Lúcia Bento; Vieira, Fábia Magali Santos
    Dentre os desafios enfrentados pela escola na melhoria dos seus processos pedagógicos, destaca-se a problemática referente ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a promoção de aulas inovadoras e criativas, o que demanda quebra de paradigmas. Durante a pandemia de COVID19, com a suspensão dos calendários, essas tecnologias se apresentaram como alternativa viável para continuidade das aulas, por meio do ensino remoto. Para isso, repentinamente foram exigidas novas habilidades docentes e discentes para usar essas TDIC com autonomia. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse trabalho é analisar a utilização das TDIC nas práticas escolares do Ensino Médio Integrado em um Campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em um contexto de ensino remoto. Para o alcance do objetivo proposto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza básica-estratégica. A produção de dados realizou-se mediante a análise dos planos de ensino das disciplinas desenvolvidas nas turmas pesquisadas, aplicação de questionários e entrevistas. O tratamento e a interpretação dos dados deram-se por meio da análise de conteúdo. Partindo dessa análise e no embasamento teórico, apoiado em diversos autores que abordam a temática, discorreu-se sobre a previsão das TDIC nos planos de ensino, as TDIC utilizadas no ensino remoto, as percepções dos sujeitos pesquisados acerca dessa utilização e as eventuais potencialidades e fragilidades percebidas. Os resultados apontam que 64,7% dos professores não tinham experiência na utilização dos ambientes digitais para ampliação do tempo e espaço da sala de aula no ensino presencial, sendo o uso de algumas TDIC uma novidade para muitos docentes. No ensino remoto, houve uma elevação do uso de redes sociais, apontadas por 61,3% dos alunos, em especial do Instagram. Além disso, houve larga utilização do Google Classroom para disponibilização de conteúdos, do Google Meet para aulas síncronas e do WhatsApp para comunicação e esclarecimento de dúvidas. Embora de forma difusa, houve uma experimentação de diversas TDIC, como quadros digitais (Squid e Whiteboard), mapas mentais (Coogle), mural interativo (Padlet), plataformas de aprendizagem baseada em jogos (Kahoot, Mentimeter) dentre outras. Apesar disso, a pesquisa sugere que o ensino remoto cumpriu a necessidade primária de dar continuidade às aulas, mas o uso das TDIC não se traduziu em expressivas ressignificações da prática docente. Essas práticas basearam-se em aulas expositivas e resolução de exercícios, com baixo protagonismo e autonomia discente, pouco incentivo à produção autoral de conteúdo e práticas interativas e colaborativas. Isso sinaliza a necessidade de reflexão acerca da necessidade de uma oferta de experiências online de maior qualidade no pós-pandemia, na perspectiva do ensino híbrido. Para isso, o estudo propõe a autoavaliação das competências digitais pelos docentes para o consequente desenvolvimento de ações de formação continuada e em serviço, baseadas nas lacunas evidenciadas nessa autoavaliação, além do planejamento consciente e intencional do desenvolvimento das competências digitais dos alunos, de forma transversal, nas diversas disciplinas do currículo.