Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Thumbnail Image
    Item
    Gamificação: o uso do Classcraft na melhoria da motivação dos alunos de um curso técnico em informática
    (UFVJM, 2023) Frota, Gustavo Linhares Lélis; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Sapunaru, Raquel Anna; Maia, Renato Dourado
    O uso intensivo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação têm provocado o surgimento de uma geração de estudantes que naturalizaram o uso da internet e dos jogos digitais. Com o auxílio da internet, esses estudantes tem acesso a inúmeras informações, podendo aprender a qualquer hora e lugar, tornando-se autônomos em sua própria aprendizagem. Porém, a escola que ainda utiliza recursos pedagógicos tradicionais não têm correspondido às expectativas dessas atuais gerações. Na busca por recursos pedagógicos que possam envolver os alunos na melhoria da motivação, prioriza-se produtos ou atividades que envolvam e atraiam naturalmente os estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar o uso da gamificação como estratégia pedagógica das metodologias ativas e suas contribuições na melhoria da motivação dos alunos de um curso técnico em informática, através da aplicação da plataforma e-learning gamificada Classcraft. Com caráter qualitativo e utilizando da pesquisa-intervenção, estiveram envolvidas nesta pesquisa duas turmas, totalizando 34 alunos de um curso técnico em informática. Como resultado, foi observada a diminuição dos níveis de motivação, mas, por outro lado, observou-se a capacidade de estimular a aprendizagem dos alunos. Assim, essa plataforma pode ser mais uma opção de estratégia pedagógica das metodologias ativas.
  • Thumbnail Image
    Item
    A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante – modalidade EaD: um estudo de caso no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2018) Lima, Keila Marinalva Bento; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Dayse Lúcide Silva; Couto, Regina Célia do
    A evasão constitui um tema recorrente nas pesquisas em educação no Brasil, principalmente em se tratando de escolas públicas. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma pesquisa que teve como proposta a análise de causas da evasão de alunos dos cursos profissionalizantes na modalidade Educação a Distância – EaD – do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, tendo em vista o índice de abandono apresentado pela instituição. Nesta perspectiva, a fim de investigar as causas desta evasão, partiu-se de uma abordagem quantiqualitativa para a efetivação da pesquisa, que foi realizada a partir do levantamento e da análise de dados provenientes das justificativas apresentadas pelos discentes no documento “termo de desistência de vaga” – material arquivado na secretaria da instituição; os procedimentos da pesquisa consistiram na aplicação de questionários e na realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes evadidos dos cursos profissionalizantes do IFNMG – Campus Diamantina, no período de 2015 a 2017 e foi submetido à análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Como aporte teórico utilizamos os estudos das produções de autores como Vitelli e Fritsch (2016); Carneiro, Silva e Bizarria (2014); Mugnol (2009); Romani (2000) e Castanho (2012), cujos trabalhos colocam em relevo a questão do gênero, os papéis das famílias, os aspectos sociais e as condições internas da organização escolar. A pesquisa justifica-se pela fragilidade e falta de clareza na definição dos conceitos sobre a evasão, indicador importante para o campo da educação. Os resultados contribuem para o entendimento de que a evasão é um fator multifatorial que, no caso estudado, apresenta impacto com a capacidade de gerenciamento do tempo pelo aluno. Os dados obtidos revelam aspectos relevantes que condicionam o processo de ensino e aprendizagem na modalidade EaD: disciplina e autonomia no processo de aprendizagem; compreensão do aluno como centro e auto construtor de seu aprendizado; consequências do atraso do material didático impresso, em razão das dificuldades da leitura de texto digitais e a questão da autonomia da mulher no processo educativo, tendo em vista as condições de permanência no curso e a conciliação com a vida familiar. Apurou-se ainda que as instituições de ensino precisam superar obstáculos ao ofertar a modalidade de ensino EaD, considerando-se os processos de adaptação, resistência e evasão dos educandos em relação a essa modalidade, além de desafios organizacionais no interior das instituições.
  • Thumbnail Image
    Item
    Formação dos técnicos em enfermagem na cidade de Teófilo Otoni / MG no período de 2010 a 2014
    (UFVJM, 2015) Souza, Fábio Lemes de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Alvia Maria Tereza
    O debate sobre educação profissional tem ocupado espaço muito relevante nas discussões sobre o futuro da educação no País. Com o aumento dos serviços de saúde e a crescente demanda de profissionais qualificados para atuarem em diferentes áreas de trabalho, a oferta de formação técnica em saúde não tem suprido de forma adequada as lacunas existentes. Destaca-se, ainda, o atraso no processo de construção de um sistema capaz de qualificar profissionalmente o indivíduo que queira ingressar na área de saúde. Com a oferta pública insuficiente, a área da saúde demonstra ser o setor educacional mais privatizado dos últimos anos, o que compromete o alinhamento da formação com os interesses das politicas públicas da educação e saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a formação dos técnicos em enfermagem na perspectiva dos profissionais qualificados pelo sistema educacional disponível na cidade de Teófilo Otoni – MG, no período de 2010 a 2014. O referencial bibliográfico foi extraído de trabalhos e publicações que recortam a situação da educação profissional, seus rumos e desafios. A metodologia escolhida para o estudo foi a história oral, sendo realizada través de entrevista direta com profissionais que atuam nos serviços de saúde do município investigado. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de formação do técnico em enfermagem não desenvolveu o preparo suficiente para o exercício da profissão, com os conhecimentos, habilidades e competências necessárias, inviabilizando uma formação independente e emancipatória. É apontado que a deficiência no processo de formação, identificados na estrutura da escola, na oferta de estágio curricular supervisionado e nas práticas de ensino, foram disfarçadas pelo excesso de vagas de trabalho, o que garantiu ao técnico exercer a profissão mesmo com a qualificação comprometida.
  • Thumbnail Image
    Item
    Formação e trajetória profissional na perspectiva dos egressos do Curso Técnico em Administração do IFNMG – Campus Arinos
    (UFVJM, 2019) Mota, Valdinice Ferreira da; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Couto, Regina Célia do; Barbosa, Ana Alves Neta
    Na primeira década do século XXI, no Brasil, entre os anos 2003 e 2016, a educação profissional da na rede federal de ensino vivenciou a maior expansão de sua história. Segundo o Portal do Mec (2018), foram construídas mais de 500 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando 644 campi em funcionamento. Em 2019 são 38 Institutos Federais presentes em todos os estados que oferecem educação profissional e tecnológica. O presente estudo tem como objetivo analisar como o curso técnico em Administração do IFNMG, Campus Arinos, repercute na inserção social e profissional no Vale do Urucuia, a partir da visão dos egressos, em termos específicos, identificar a inserção social e profissional dos egressos do curso técnico em administração no período de 2011 a 2017 no Vale do Urucuia. O referencial teórico centrou-se na literatura sobre a educação profissional no Brasil, o IFNMG - Campus Arinos, o profissional técnico em Administração. Para este estudo foi feita a coleta primária de dois conjuntos de informações e dados, simultaneamente, sendo utilizada abordagem quantiqualitativa. A pesquisa de enfoque qualitativo constituiu-se de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas com representantes de cada turma de egressos do curso. A pesquisa de enfoque quantitativo com os egressos, foi realizada mediante aplicação de questionário on-line com perguntas fechadas. Foram obtidas 118 (cento e dezoito) conjuntos de respostas dos egressos de 161 questionários disponibilizados. Os dados obtidos evidenciam que o curso Técnico em Administração tem resultados positivos para a inserção no mundo do trabalho, mas as análises relativas aos salários dos trabalhadores apontam que há diferenças entre os salários da categoria no âmbito nacional, portanto, uma vez inseridos, não produz em curto prazo melhoria do salário. A pesquisa revela forte aceitação do curso por parte dos alunos, no entanto ressalta também limitações que afetam o desenvolvimento do egresso em relação à sua inserção profissional. Esperamos ter sinalizado pontos merecedores de reflexões por parte dos gestores da educação pública no Brasil e, além disso, sistematizar informações que auxiliem a instituição a viabilizar programas de acompanhamento do discente com intuito de combater a evasão, retenção e potencializar a conclusão do curso.
  • Thumbnail Image
    Item
    A perpetuação de uma cultura escolar: o tecnicismo como condicionante identitário na Escola Técnica Federal de Januária de 1993 a 2008
    (UFVJM, 2019) Silva, Bruno Vieira da; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Neves, Leonardo Santos; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A Educação Profissional de Nível Técnico no Brasil tem provocado na atualidade discussões sobre os rumos das dinâmicas impostas pelo desenvolvimento científico-tecnológico face ao eixo trabalho e educação. A história desta estratégica modalidade educacional vem sendo rememorada a fim de remodelar os planejamentos para seu futuro. O âmago da maior expressão desta história de 110 anos, centra-se na grande relevância da inclusão social daqueles que estão fora do processo produtivo e do contexto social. Mas esta educação guarda, também, traços de uma dualidade enfatizada nas diversas evidências de contradições entre a formação geral propedêutica e a formação de ofícios tencionada pelo mundo do trabalho. Diante das características originárias desta modalidade educacional, a presente pesquisa coteja os conceitos provenientes das categorias temporais desenvolvidas por Koselleck (2006) – campo de experiência e horizonte de expectativa. A perspectiva de que cada uma das categorias temporais pode imaginariamente se alterar, contrair ou se expandir, o que ocorre em cada época ou sociedade, modificando-se também a maneira como são pensadas e sentidas as relações entre elas, é trazida para uma análise ocorrida dentro da Escola Técnica Federal de Januária, instituição “quinquagenária”, e nome conhecido na oferta de educação profissional na região do Médio São Francisco no norte de Minas Gerais. Dentro deste cenário, a presente pesquisa retoma a utilização de uma perspectiva histórica no campo da educação para problematizar as possíveis crises identitárias deste locus de pesquisa, criadas durante as transformações, especialmente na mutação entre Escola Agrotécnica Federal de Januária ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais campus Januária. Iniciando-se, assim, no ano de 1993 ao ano de 2008. Em sua natureza qualitativa, a investigação desenvolveu o método da utilização da pesquisa bibliográfica, documental e oral objetivando analisar quais políticas públicas foram importantes para que ocorressem as transformações das instituições de ensino técnico-profissionalizantes nas décadas de 1990 e 2000. Estudar as concepções pedagógicas, enquanto parte da identidade da instituição, e as influências destas nas práticas do ensino da referida escola. Bem como, investigar as características identitárias do locus pesquisado, explorando parte das memórias deste após os anos de 1990. Diante disso, como principais resultados do processo de análise e interpretação dos dados, podemos inferir que o discurso tecnicista apresentado nas instituições federais de educação profissional sempre foi claramente estimulado pelas concepções que enxergavam nos estudantes uma potencial porção de mão de obra treinada para o mercado de trabalho, isso porque, esse tipo de instituição através das forças mercadológicas, assume um compromisso com o fator econômico e o fator empregabilidade. O ápice do pensamento neoliberal nas instituições federais de educação profissional ocorreu, sobretudo na configuração CEFET, em decorrência das mudanças ocorridas no mundo do trabalho pela globalização econômica que reestruturou os setores produtivos ajudando, assim, nas reformas políticas educacionais da década de 90. Desta forma fica claro que a Escola Técnica Federal de Januária perpetuou com sua cultura escolar tecnicista remodelada e resignificada e, está sempre apta a se reinventar.
  • Thumbnail Image
    Item
    A educação matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2019) Soares, Maria das Dores de Freitas; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    Considerando a importância da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da formação do cidadão trabalhador, objetivamos, por meio desta pesquisa, investigar elementos que possam estar relacionados ao desempenho na Educação Matemática dos alunos dos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros. Como objetivos específicos, buscamos analisar dados deste instituto, no Campus Montes Claros, sobre o desempenho dos alunos dos cursos concomitantes e subsequentes na disciplina de matemática; identificar as práticas pedagógicas realizadas no campo da matemática e, ainda, fornecer elementos para as práticas a serem adotadas na Educação Matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do IFNMG – Campus Montes Claros. Para tanto, investigamos diversos aspectos da realidade dos sujeitos envolvidos, contemplando o percurso escolar dos discentes e as experiências vivenciadas por eles e pelos docentes dos cursos técnicos. O arcabouço teórico é fundamentado em autores que pesquisam sobre a formação docente, como Arroyo (2000), Fiorentini e Nacarato (2005), Libâneo (2011), Nóvoa (1995) e Tardif, (2014); D‟Ambrosio (1999; 2002; 2006), Fiorentini (2012) e Jaramillo (2003), sobre a Educação Matemática; Araújo e Frigotto (2015), Brandão (1981), Frigotto (2012), Rehen (2009) e Saviani (2007), sobre a Educação Profissional; dentre outros. Os documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2012), também foram fontes importantes de pesquisa. A produção do material empírico desta pesquisa é exploratória descritiva com abordagem qualitativa, e foi realizada por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada – escrita e oral (gravada em áudio) – envolvendo discentes e docentes de dois cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente: Técnico em Eletrotécnica, e Técnico em Segurança do Trabalho. A partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos, concluímos que este trabalho contribuirá para futuras reflexões sobre a Educação Matemática, fornecendo elementos para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre as práticas pedagógicas, avaliação e currículo, que possam ser aplicados nos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do IFNMG – Campus Montes Claros.
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação profissional técnica e ensino médio: a perspectiva de formação integrada em discussão
    (UFVJM, 2018) Moura, Cleide Aparecida de; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Braga, Denise da Silva; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A formação integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à educação geral, instituída pelo Decreto Federal nº 5.154/2004, é compreendida como uma importante medida para consolidar a base unitária de ensino, na última etapa da Educação Básica. Uma alternativa que se coloca em oposição à histórica dualidade entre a formação técnica e formação propedêutica, e se propõe a melhoria da qualidade do ensino em Nível Médio numa perspectiva integrada. Nesse sentido, o Instituto Federal (IF), com a oferta de cursos integrados, tem a possibilidade de promover uma formação profissional aliada ao conhecimento geral, superando a perspectiva de uma formação destinada meramente para o mercado de trabalho. Considerando o exposto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de implementação e organização da proposta curricular de formação técnica integrada à formação geral, tendo como referência, o Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Pirapora. No desenvolvimento desta investigação, o traçado metodológico foi definido pela perspectiva qualitativa. Este percurso envolveu uma revisão bibliográfica baseada apoiada, principalmente, nas contribuições dos autores Ciavatta (2012), Fazenda (2011), Frigotto (2012), Ramos (2012), Sacristán (2000), Santomé (1998), Silva (1999); uma análise documental do Projeto do Curso em estudo, e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, coordenador de curso e profissional do núcleo pedagógico do IF. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2009). Os resultados indicaram um curso com organização por disciplinas, cuja prática curricular ainda não se desvencilhou das bases de um trabalho segmentado entre o Ensino Técnico e o Médio. Os profissionais compreendem a necessidade de integração do Ensino Técnico com o médio no processo formativo do curso, e para avançar nesse sentido, indicam como ponto de partida, a reformulação curricular.
  • Thumbnail Image
    Item
    Ensino Médio Integrado: desafios da articulação com a Educação Profissional no IFMG/SJE.
    (UFVJM, 2017) Rosa, Elias Pedro; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Roza, Luciano Magela; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Keila Auxiliadora de; Lopes, Luiz Fernando Rodrigues; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A dualidade estrutural instalada na educação brasileira tem provocado discussões sobre as políticas públicas educacionais, em particular, sobre os rumos do ensino médio articulado à Educação Profissional. Foco da maior expressão desse dualismo, esse nível de ensino guarda grandes evidências de contradição entre a formação geral e a preparação para o trabalho. Contra essa dualidade reinventada pela Medida Provisória nº 746/16 e transformada na Lei nº 13.415/17 que institui o ensino médio integral, a presente pesquisa retoma o debate sobre a articulação entre a formação geral e a formação específica no sistema educacional a partir dos contornos críticos que ela tem ganhado na última década entre educadores e intelectuais brasileiros. A pesquisa debate as reformas na educação profissional técnica de nível médio que culminaram com a instituição do Ensino Médio Integrado pelo Decreto nº 5.154/04, em substituição à formação fragmentada posta pelo Decreto 2.208/97. Diante desse embate é que o Curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais no Campus São João Evangelista, tornou-se foco dessa pesquisa. Em sua natureza qualitativa, a pesquisa utiliza-se das fontes documental e oral com o objetivo de analisar os desafios da articulação entre a formação geral e a formação específica no interior desse curso entre 2005 e 2014. Na contramão da Lei nº 13.415/17 que mantém a hierarquia entre as disciplinas e prevê a ampliação gradativa da carga horária para fomentar o novo ensino médio em tempo integral, essa pesquisa concluiu pela necessidade de reestruturação da relação entre as disciplinas e a redução de suas cargas horárias para possibilitar a implementação do ensino médio integrado no interior do curso pesquisado. Pela análise dos Projetos Pedagógicos do Curso Técnico em Agropecuária, concluiu-se que, para dar fim à dualidade estrutural entre educação básica e educação profissional, a implementação do ensino médio integrado não se resume apenas à questão legal e epistemológica, mas, sobretudo, em uma questão atitudinal dos principais atores sociais envolvidos com o curso pesquisado.
  • Thumbnail Image
    Item
    As tecnologias na educação e a interface com o currículo de um curso de uma instituição tecnológica
    (UFVJM, 2017) Batista, Cecília Godinho; Andrade, Paulo César de Resende; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Ramalho, Mara Lúcia; Paula, Everton Luiz de
    O desenrolar da ed ucação profissional desde sua gênese pautou - se pelas demandas econômicas, políticas e sociais. Essa realidade perdura até hoje, no mundo contemporâneo, em que em decorrência da explosão tecnológica, essa modalidade de ensino foi reestruturada com base na n ecessidade de educar os sujeitos de forma integral, para que sejam capazes de atuar autonomamente na sociedade tecnológica em que estão inseridos. Para tanto, os Institutos Federais de Educação assumem o desafio de oferecer uma educação profissional que at enda não somente as necessidades do mercado de trabalho, mas também desenvolva aspectos intelectuais e humanos, valores éticos, de cidadania e de criticidade no uso das tecnologias. O objetivo do trabalho foi realizar uma investigação científica para anali sar como as tecnologias integram o currículo do Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais – IFNMG, no Campus Pirapora. A metodologia traçada, para esta pesquisa qualitativa, foi a análise de documentos legais, curriculares e metodológicos do curso, aplicação de questionários para alunos e entrevista com docentes e profissionais do apoio pedagógico. A discussão e interpretação dos dados coletados foram por meio da análise de conteúdo. Ao final da pesquisa c onstatou - se nos documentos legais do curso pesquisado que o Campus Pirapora possui concepções quando a importância da tecnologia ser um elemento transversal em toda prática pedagógica. Na perspectiva dos docentes as tecnologias são ferramentas que quando usadas com planejamento trazem resultados significativos ao ensino e aprendizagem. Infelizmente, percebeu - se que ainda são poucas as tecnologias utilizadas pelos docentes e que a maioria utiliza com frequência somente o data show em sala de aul a . No entanto, alguns relatam utilizar ainda o computador, internet , vídeos e softwares para contextualizar e significar a construção do conhecimento. Quanto ao olhar dos pedagogos quanto a tecnologia percebeu - se que utilizam para facilitar o acompanhament o das práticas docentes e realizar as devidas intervenções no processo de ensino e aprendizagem. Os alunos relataram que quando o professor utiliza a tecnologia em sala de aula cria uma dinâmica e maior interesse pelo conteúdo. Em suma, mesmo que de forma limitada, constatou - se que as tecnologias estão inseridas no currículo do curso e os docentes, alunos e pedagogos compreendem que as ferramentas tecnológicas podem facilitar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Inclusão na educação profissional: uma avaliação a partir da visão dos profissionais e alunos de um campus do IFNMG
    (UFVJM, 2016) Ramos, Ismar Batista; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Ferreira, Bárbara Carvalho; Ramalho, Mara Lúcia
    Os dados do INEP mostram que do total de alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados no ensino regular em 2013, isto é, 648.921 alunos, 6,6% estavam na educação infantil, 77,8% no ensino fundamental, 7,2% no ensino médio, 7,8% na educação de jovens e adultos e 0,3% na educação profissional. Estes dados revelam o acesso limitado deste público à educação profissional e a possível existência de barreiras para sua permanência. Partindo desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a política de inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais em um campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Buscou-se analisar as legislações investigando as ações e condições de execução das políticas públicas destinadas às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no campus pesquisado, avaliar as ações de inclusão adotadas na instituição na perspectiva discente e investigar os impactos do trabalho do NAPNE na instituição a partir da avaliação docente. Para este estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso. Entrevistou-se cinco docentes e cinco profissionais do NAPNE e aplicou-se questionários aos quatro discentes com Necessidades Educacionais Especiais na unidade selecionada. Os dados levantados foram tratados através da análise de conteúdo e indicaram o descompasso entre as ações previstas nas legislações e no PDI e as condições de execução delas; a avaliação das ações na perspectiva dos discentes indicaram avanços na inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais como sistema de cotas, divulgação e realização de processos seletivos e vestibulares acessíveis, mas apontaram a escassez de ações e serviços para a permanência após o ingresso, insuficiência na formação inicial e continuada dos profissionais em educação inclusiva, entre outros. Já a avaliação dos docentes sobre os impactos do trabalho do NAPNE evidenciou que este núcleo tem papel indispensável na instituição, porém indicou falta de infraestrutura, insuficiência de formação, condições inadequadas de trabalho e outros fatores que limitam a atuação do núcleo. Conclui-se que somente aqueles alunos que se adaptam às condições existentes conseguem permanecer, o que denota condições de integração em detrimento da inclusão. Evidencia-se como necessária a quebra das diversas barreiras encontradas para que o público em questão possa ser incluído.