Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item Contribuições do PIBID: um olhar dos licenciandos dos cursos de Matemática e Química na modalidade a distância da UFVJM(UFVJM, 2022) Santos, Tayane Gomes Pereira; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Niquini, Cláudia Mara; de Paula, Everton Luiz; Lannes, Wagner; Cabral, Wallace AlvesA questão da formação de professores esteve presente, de diversas formas, ao longo do percurso pedagógico do Brasil. Ao longo da história, foram lançados desafios para a formação docente, e críticas à política educacional são levantadas, destacando-se as questões da desprofissionalização e da precarização da formação. Apesar de esta ser uma etapa essencial para a melhoria do processo de ensino, são muitos os obstáculos para a formação de professores, principalmente na modalidade EaD, em que o aluno necessita de maior disciplina/organização para planejar os estudos. Pesquisas têm mostrado que grande parte dos acadêmicos das licenciaturas abandona o curso, e muitos que o concluem optam por não atuar na área de formação. Na tentativa de fomentar a iniciação à docência nas instituições de Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena, para atuar na Educação Básica pública, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa consiste em uma proposta de incentivo e valorização da docência, promovendo a inserção do licenciando no âmbito das escolas públicas para desenvolver atividades didático-pedagógicas, orientadas por um professor-supervisor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar as contribuições do PIBID para a formação dos licenciados dos Cursos de Matemática e Química, modalidade a distância, da DEAD/UFVJM, uma vez que lhes é oferecida uma formação fundamentada na reflexão e problematização de situações reais relacionadas à atividade docente. Para tanto, a metodologia que se utilizou é do tipo exploratória, devido ao fato de esse tipo de metodologia apresentar características condizentes com o problema de pesquisa e com a natureza dos objetivos deste estudo. Sendo assim, a pesquisa utilizou como instrumentos de produção de dados a entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os pibidianos, sujeitos desta investigação, buscando identificar as contribuições do PIBID na visão deles. As análises desenvolvidas neste estudo apontaram que as atividades realizadas pelos bolsistas lhes permitiram experienciar a docência nos espaços reais da profissão, mostrando que a convivência no ambiente escolar público trouxe momentos estimulantes, criativos e diversificados, proporcionando contribuições à formação inicial dos licenciandos, tais como construção da identidade docente, melhor articulação entre teoria e prática, prática pedagógica no contexto real profissional e permanência no curso EaD. Por fim, o estudo fortaleceu a ideia de que o PIBID produz impactos positivos à formação inicial dos alunos-bolsistas, especialmente estudantes da modalidade EaD, contribuindo para a construção da identidade docente.Item Um estudo sobre a associação entre os Estilos de Aprendizagem e Objetos de Aprendizagem no processo de personalização do ensino(UFVJM, 2019) Rodrigues, Ana Carolina; Assis, Luciana Pereira de; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Andrade, Alessandro Vivas; Silva, Cristiano Maciel da; Teixeira, Josiane Magalhães; Tameirão, Cinthya RochaA recomendação de Objetos de Aprendizagem e detecção de Estilos de Aprendizagem tem atraído interesse de muitos pesquisadores. Este trabalho descreve os resultados alcançados com a execução da Revisão Sistemática da Literatura, cujo objetivo foi mapear os Estilos de Aprendizagem e Objetos de Aprendizagem. A motivação em realizar esta pesquisa se deve ao crescimento expressivo e em curto prazo do número de trabalhos que abordam ambos os conceitos: Estilo de Aprendizagem (EA) e Objetos de Aprendizagem (OA). o Estilo de Aprendizagem são as preferências individuais de aprendizado do aluno, definidas conforme o modo de percepção, processamento da informação e solução de problemas de cada indivíduo. Já o Objeto de Aprendizagem refere-se às ações instrucionais indicadas aos alunos, assim, são exemplos de OA, os recursos educativos: vídeos, imagens, palestras, jogos, dentre outros. O conceito de Estilo de Aprendizagem e Objeto de Aprendizagem estão relacionados em abordagens diferentes. A primeira delas é a detecção do Estilo de Aprendizagem do aluno e posterior recomendação dos Objetos de Aprendizagem. A outra abordagem é a detecção do EA do aluno a partir da verificação dos OA acessados durante o seu itinerário pedagógico. Assim, o intuito é saber como emerge, nestes contextos, a relação entre o EA e o OA. Além disso, encontrar pressupostos que indiquem o motivo pelo qual esta temática é explorada com dinamismo pela comunidade acadêmica, a ponto de contemplar em um período temporal curto, diversos trabalhos com esta abordagem. Os resultados apontaram inúmeras inconsistências na forma como os recursos educativos são indicados a determinados perfis de alunos, suscitando questionamentos acerca da efetividade dos Estilos de Aprendizagem no processo de recomendação de Objetos de Aprendizagem. A revisão permitiu ir além da apresentação dos Objetos de Aprendizagem relacionados aos respectivos Estilos de Aprendizagem, assim propomos a utilização de pesos representativos do grau da importância do recurso educativo para um determinado perfil de aluno. Foi possível concluir que a investigação excessiva pelo tema em um período temporal curto demonstrou que é necessário reavaliar a verdadeira essência em oferecer um ensino de qualidade. Além disso, ponderar a eficiência dos Estilos de Aprendizagem em representar as características de aprendizado dos alunos, bem como repensar e reavaliar a relação entre OA e EA.