Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Inclusão Social: um estudo sobre a acessibilidade arquitetônica das escolas municipais de Diamantina/MG
    (UFVJM, 2023) Paranhos, João Paulo Batista; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Silva, Merli Leal
    Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma investigação acerca da acessibilidade arquitetônica com perspectiva da Educação Inclusiva para o atendimento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas escolas municipais de Diamantina - Minas Gerais. E como objetivos específicos, o estudo possibilitou a identificação dos principais problemas que contribuíram ou que contribuem para a falta de acessibilidade em detrimento do cumprimento da legislação que garante a inclusão social dos alunos com deficiência. O estudo possibilitou ainda, uma análise acerca dos recursos financeiros para a adequação dos espaços físicos, extinção de barreiras, novas construções e ações que contribuem para a garantia da acessibilidade nas escolas municipais. Como referencial teórico, o trabalho fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e legislação que regulamenta o assunto. A Constituição Federal de 1988, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dispõe sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência, conhecida como Estatuto do Deficiente e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a Organização da Educação Brasileira, também conhecida como Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), são exemplos de diplomas normativos que balizou a questão central desse estudo. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, qualitativa. Num primeiro momento, utilizou-se de ligações telefônicas, visitas, reuniões e entrevistas com aplicação de um questionário presencial ao gestor municipal e técnicos da Gerência em Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação bem como visitas nas instituições educacionais com entrevistas e aplicação de questionários presencial aos diretores. Num segundo momento, foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado online dirigido aos professores da rede municipal de ensino. A pesquisa evidenciou que as instituições educacionais estudadas não dispõem de acessibilidade para atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e que, apesar de serem prédios relativamente novos, não contemplam a legislação que versa sobre a acessibilidade universal. A pesquisa mostrou-se relevante, uma vez que, pôde contribuir com sugestões e recomendações de utilização das Ferramentas e Técnicas de Projetos e Processos contidas no Guia PMBOK (PMI, 2017), quais sejam: a) Criação de um projeto de adequação dos espaços físicos, a começar de pelos de menos uma das escolas; b) Utilização de um dos cinco grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos, notadamente, o Processo de Iniciação do Projeto com suas Entradas e Saídas; c) Aplicação de planilhas de aferição da acessibilidade escolar nas aludidas instituições de ensino conforme modelo constante do apêndice N do presente estudo.
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    Políticas públicas de inclusão: acessibilidade e uso de tecnologia assistiva no sistema de bibliotecas do CEFET-MG
    (UFVJM, 2019) Santos, Kátia Gonçalves dos; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Keila Auxiliadora de; Couto, Regina Célia do; Silva, Isabel Cristina Leite da
    A política de inclusão foi inserida no contexto educacional a partir das reformas educacionais de 1990. No Brasil, embora a matrícula de alunos(as) com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas classes comuns do ensino regular estivesse prevista desde a Constituição (1988), o governo federal passou a optar por essa política somente em 2003. Já em 2016, o número de alunos(as) com NEEs nas classes comuns do ensino regular ultrapassou consideravelmente os números das classes e instituições especiais. Devido a essa mudança, sentimos a necessidade de investigar os desdobramentos práticos das políticas de inclusão para essas pessoas, em uma instituição de ensino técnico e superior do país. Sendo assim, objetivou-se, por meio deste estudo, analisar as condições de acessibilidade e o uso de Tecnologia Assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e a relação destas para autonomia e inclusão de alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Para a realização desta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, consistindo de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação nos espaços de duas bibliotecas do SIBI, questionários para os bibliotecários(as) coordenadores de cada biblioteca do SIBI e entrevistas semiestruturadas com dois alunos(as) e um ex-aluno(a) com necessidades educacionais especiais do CEFET-MG. O estudo mostrou aspectos positivos da política de inclusão, como o recebimento do público da educação especial, o acesso parcial à acessibilidade e tecnologia assistiva e o acolhimento pela maior parte da comunidade acadêmica. No entanto, percebemos a necessidade do desenvolvimento dessa política em relação ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), a capacitação de servidores, a comunicação e informação sobre essas pessoas na instituição analisada e uma melhora na acessibilidade e na disposição de tecnologia assistiva. Ficou evidente a relação entre a presença de acessibilidade e tecnologia assistiva no SIBI e a autonomia e inclusão de alunos(as) com NEEs, visto que a ausência dessas acarreta impedimento na democratização do acesso a informação para esses alunos(as).
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    O transporte escolar público no município de Diamantina-MG: a prestação de serviço na Escola Municipal Nathália Jesus Silva
    (UFVJM, 2020) Fernandes, Danyelle Crystina; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a prestação de serviço de transporte escolar público, realizada pelo município de Diamantina-MG, na Escola Municipal Nathália Jesus Silva, no período de 2018 e 2019, e exige, com foco nos objetivos específicos, conhecer o perfil dos usuários, a origem da organização do transporte para a escola em questão e, por se constituir este um estudo que se situa em um mestrado profissional, proporcionar uma devolutiva ao município em questão, mediante indicação de elementos capazes de contribuir para a melhoria deste serviço. Tal análise pauta-se em pressupostos de Tedesco (2012) e Ramos (2005), que enfatizam a qualidade da educação; em Carvalho (2002) e Machado (2001) sobre “Cidadania e Educação”; e em Lima (2014) no que diz respeito à educação municipal. Ampara-se nos pressupostos de Martins (2010) sobre o transporte escolar público e em Castro, Contijo e Amabile (2012), tratando-se das políticas públicas. Analisam-se, outrossim, as legislações brasileiras e os documentos oficiais municipais, estaduais e federais, que versam sobre o acesso e a permanência do discente na escola. Utiliza-se uma abordagem qualitativa na pesquisa documental, conforme ensina Serapioni (2000). A metodologia empregada baseia-se na análise do processo de escolarização, tendo por base os usuários do transporte escolar público. Conclui-se, ao final, que o transporte escolar consiste em importante política pública, conquanto viabilize o acesso do discente ao espaço escolar, mas sem perder de vista a importância do programa de transporte escolar público, reconhecendo, ainda, as limitações que o município enfrenta, no afã de garantir educação pública de qualidade; importante avaliar que, ao deslocar o discente do seu espaço sociocultural, pode-se concorrer para o enfraquecimento de uma rede de políticas, que poderiam contribuir para uma vida com maior qualidade no campo. Entende-se necessário atinar que o sucesso da oferta do transporte escolar público no município de Diamantina-MG passa, necessariamente, pelo investimento nos elementos desvelados ao longo do estudo: o apoio pedagógico, a frequência, o quadro de horários das aulas e o perfil dos estudantes.