Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
7 results
Search Results
Item Políticas públicas adotadas na gestão de instituições escolares no âmbito municipal frente à pandemia da Covid-19: um estudo de caso no município de Senador Modestino Gonçalves-MG(UFVJM, 2023) Ribeiro, Nadir Maria; Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Glasenapp, SirleiA gestão escolar pressupõe ações específicas e continuadas que envolvem múltiplas dimensões a partir das relações pessoais estabelecidas dentro da organização escolar, tendo como premissa o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo verificar como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves em 2020 e 2021. O estudo proposto alicerçou-se em um estudo documental sobre a gestão educacional, além de políticas públicas pertinentes ao tema supracitado. Logo, após ampla verificação dos documentos disponibilizados pela SME, selecionaram-se aqueles que poderiam aferir a validade das questões levantadas. A metodologia utilizada permitiu obter os seguintes resultados: foram implementados uma manifestação, dois memorandos, três pareceres, sete decretos, uma nota de esclarecimento e uma resolução relacionados no período supracitado. Além disso, houve similitude entre a manifestação, memorandos, pareceres, nota de esclarecimento e resolução, pois sobre esses permeavam o fato de usarem suas atribuições e virem a público para elucidar sobre a reorganização das atividades escolares; dispor sobre a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas em razão das ações preventivas à propagação da doença; orientar sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, instituir o Regime Especial de Teletrabalho para o cumprimento da carga horária anual mínima exigida e reorganização do Calendário Escolar. Entretanto, há uma discrepância entre alguns pontos dos decretos e os documentos supracitados, pois, nesses foram elucidadas as recomendações contidas, reconhecendo o estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020; medidas de prevenção ao contágio, de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo de doença infecciosa viral respiratória causada pelo vírus; medidas de prevenção ao contágio da doença infecciosa viral respiratória; reorganização do calendário escolar, em razão da interrupção das aulas em virtude das ações e disciplina a oferta de educação em atividades não presenciais – educaemcasa; medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação; continuidade das atividades remotas assistidas – aulas não presenciais nos estabelecimentos escolares e acerca do não retorno das aulas presenciais. Contudo, isso permitiu que a práxis educativa fosse significativa, promovendo interação mediadas por instrumentos favorecedores no processo didático e no desenvolvimento da escola num todo. No entanto, como foi observado no decorrer do trabalho, a partir do momento em que houve flexibilização da quarentena imposta, autorizando a reabertura dos comércios e atividades não essenciais, mesmo que em horário reduzido, houveram picos altos de casos de COVID-19 e óbitos, tornando-se necessário, novos decretos com medidas restritivas às atividades para prevenção dos riscos de disseminação objetivando a contenção da população. Entretanto, temos a premissa de que a educação Modestinense é um complexo essencial à categoria, sobretudo no processo de formação humana. Isso possibilita o desenvolvimento intelectual dos educandos. Portanto, há evidências que a maneira como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves, foram fundamentais para assegurar os direitos educacionais da população.Item Nas ondas do rádio: análise dos fatores internos e externos que influenciaram a trajetória da Rádio Universitária 99,7 FM na UFVJM, no período de 2004 a 2019(UFVJM, 2022) Gonçalves, Flávia Cesar Moreira dos Santos; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Como em qualquer organização, a comunicação realizada pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) requer planejamento e acompanhamento dos planos iniciais para alcançar os objetivos propostos. O acompanhamento possibilita sanar dificuldades, realinhar esforços ou mesmo realizar mudanças em relação às decisões anteriores. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) abrigou, durante cinco anos (2014 a 2019), a Rádio Universitária 99,7 FM, em parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), detentora da outorga do canal educativo. Contudo, a idealização da emissora remonta ao ano de 2004. No final de 2019, as atividades radiofônicas foram interrompidas, causando a perda de um dos veículos de comunicação utilizados pela universidade. Partindo desse cenário, esta pesquisa propõe realizar um estudo de caso da trajetória da emissora na instituição, no período de 2004 a 2019, com o objetivo de compreender como os ambientes interno e externo da UFVJM influenciaram a criação, o desenvolvimento e a interrupção das atividades da Rádio Universitária, enquanto parte integrada da comunicação da instituição. O estudo de caso longitudinal foi o método empregado, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, com análise de documentos e normativas da UFVJM e do Governo Federal sobre o assunto, além de publicações em meios eletrônicos; e enriquecida por meio de 10 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o comprometimento e envolvimento da equipe técnica são fundamentais para a longevidade de um projeto em uma organização que convive com a descontinuidade e complexidade administrativa, como a UFVJM. Por outro lado, observou-se ausência ou uso incorreto de ferramentas de gestão, inexistência de um exercício estratégico da comunicação e limitação na tomada de decisão estratégica por parte dos gestores devido à burocracia da gestão pública, evidenciando que tais questões também têm efeitos para a consolidação e longevidade de projetos. Como contribuição do estudo, destaca-se a possibilidade de que os resultados obtidos possam agregar conhecimentos à gestão da UFVJM e, de forma geral, na gestão de Ifes, especialmente no contexto da comunicação organizacional.Item Análise da motivação para o exercício profissional dos docentes no IFNMG/Araçuaí: influência dos fatores intrínsecos e extrínsecos da carreira(UFVJM, 2021) Dornas, Tábata Teixeira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino SerrettiA motivação docente é um dos fatores que colaboram com a eficiência no exercício das funções profissionais na área da educação e pode ser influenciada por fatores internos e externos em um continuum, segundo a Teoria da Autodeterminação. A presente pesquisa objetivou analisar a influência dos fatores intrínsecos e extrínsecos da carreira profissional, na motivação docente. A população foi constituída por 27 docentes do IFNMG Campus Araçuaí. O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado na tecnologia Google Google formulários software. Adotou-se a uma pesquisa institucional com a metodologia da pesquisa descritiva de opinião pública. Os resultados obtidos permitem concluir que a estabilidade, o reconhecimento externo de alunos, comunidade acadêmica e colegas, as atitudes dos superiores hierárquicos a estrutura e organização do trabalho e o plano de carreira foram considerados como os fatores que exercem maior influência na motivação docente. Estes fatores podem direcionar a criação de estratégias institucionais, capazes de mobilizar mudanças positivas e fomentar a motivação docente. Considerando as circunstâncias nas quais o estudo foi realizado e suas particularidades, as conclusões e recomendações são restritas ao universo de estudo. Sugere-se que as contribuições tenham continuidade contrapondo características regionais das Instituições e outras teorias que permeiam o tema motivação.Item Um estudo sobre a influência dos fatores estruturantes na educação básica municipal e estadual de Minas Gerais(UFVJM, 2021) Silva, Rafael Cabral Heringer; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Chaves, Jorge Fulgêncio Silva; Gomes Pereira, João Antônio; Gomes, Luiz de Souza; Souza, Marcio Coutinho deEste estudo teve por objetivo conhecer, entender e propor uma reflexão sobre os fatores estruturantes que influem na educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) municipal e estadual no Estado de Minas Gerais. A qualidade educacional é peça fundamental para a movimentação da engrenagem do processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração dessa pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura relacionada aos fatores que apresentam influência sobre a qualidade da educação, tomando como base trabalhos de autores relevantes para essa temática, no Brasil e no exterior. A pesquisa também se apresenta como uma contribuição para nortear os esforços dos gestores públicos e educacionais, a fim de fomentar subsídios para a melhoria da qualidade do ensino público do país através de políticas públicas eficientes e eficazes, por meio da identificação e direcionamento correto dos recursos públicos, visto que os mesmos são escassos e finitos, em contrapartida, a demanda e a necessidade dos indivíduos são deliberadamente grandes. A pesquisa compreendeu os 853 municípios do Estado de Minas Gerais no período de 2013, 2015, 1017 e 2019, com a finalidade de identificar uma correlação positiva ou negativa de variáveis estruturantes internas e/ou externas às unidades escolares sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para elucidação dessa análise foi rodado o modelo econométrico longitudinal baseado em Dados em Painel. A pesquisa permitiu concluir que escolas urbanas e rurais apresentaram resultados diferentes no índice que mensura a qualidade educacional, no que tange a estrutura física das escolas, qualidade do corpo docente, bem como as disparidades econômicas e sociais identificas em regiões distintas de um mesmo município, ou seja, estatisticamente o modelo de efeitos fixos utilizado nesse estudo, apontou que aproximadamente 16,17% das variações observadas no IDEB de escolas municipais e estaduais que estão localizadas na zona urbana e cerca de 22,80% dessa diferença são explicadas pelo conjunto de variáveis utilizadas nessa pesquisa. Dessa forma discentes que são atendidos por escolas localizadas na zona rural apresentam um desempenho muito inferior ao dos estudantes de escolas urbanas no IDEB em todo o Estado de Minas Gerais.Item Orçamento público: uma análise da configuração dos recursos executados na subfunção Ensino Profissional no IFNMG Campus Montes Claros, de 2012 a 2015(UFVJM, 2019) Diniz, Flávia Almeida; Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Silva, Simão Pereira da; Costa, Renildo Ismael Félix da; Higushi, Agnaldo KeitiO Orçamento Público tem sido objeto de estudos nas mais diversas áreas, sendo um instrumento de caráter dinâmico das Finanças Públicas, não apenas pelo fato de expressar um plano ou programa de trabalho, mas, por envolver um processo longo e complexo para sua elaboração, aprovação e monitoramento, possibilitando ao orçamento cumprir seus múltiplos papéis e funções. Esta pesquisa investigou a composição, destinação e o comportamento da despesa autorizada e executada no IFNMG Campus Montes Claros a partir da análise da subfunção Ensino Profissional, no período de 2012 a 2015. A pesquisa, quanto aos fins, enquadra-se como descritiva, quanto aos meios, documental e tem abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em documentos e no sistema Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI. Foram feitas análises por programa, por ação e por grupo de natureza de despesa. A pesquisa revelou (i) tendência de crescimento da participação do grupo de despesas investimentos na composição do orçamento autorizado, devido à política do governo de expansão dos campi com menos de cinco anos de fundação; (ii) entre as ações com maior efetividade no Campus Montes Claros, destacam-se as ações 20RL (Funcionamento das Instituições Federais) e 20RG (Expansão e Reestruturação) como as de maior relevância para subfunção do Ensino Profissional, influenciando diretamente no reajuste das propostas e autorizações orçamentárias; (iii) depreende-se que a instituição segue o que determina as iniciativas propostas pelo Plano Plurianual – PPA ao investir em ações e programas para o desenvolvimento da Educação Profissional; (iv) em média, 97% dos recursos orçamentários autorizados na subfunção Ensino Profissional foram executados, demonstrando um ótimo desempenho pela instituição.Item Modelos estruturais adotados pelas universidades públicas brasileiras e seus impactos para a gestão: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2015) Ávila, Alan Fernando Santos de; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O ensino superior no Brasil e no mundo está inserido em um contexto de constantes transformações. Os desafios que as universidades enfrentam tais como, ampliação do número de vagas, competitividade e inserções tecnológicas estão fortemente relacionados com o grau de relevância em seus países. As universidades públicas brasileiras são caracterizas por serem extremamente burocráticas e excessivamente lentas na execução de suas demandas, especialmente por serem consideras o lócus do conhecimento. A gestão do serviço público é um tema de grande interesse em todo o país, principalmente quando se trata do desempenho da gestão dos recursos materiais, tecnológicos, pessoais e financeiros, uma vez que afeta o bem-estar social de toda a sociedade e o desenvolvimento econômico do país. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva histórica sobre as transformações que estão acontecendo dentro das Universidades Públicas Federais, utilizando como objeto de estudo as Unidades Acadêmicas Administrativas do Campus JK, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A metodologia adotada para realização deste estudo foi a pesquisa exploratória, através do método de análise documental, utilizou-se como referência os documentos normativos da UFVJM, Estatuto e Regimento Geral, além dos documentos normativos existentes nas Unidades Acadêmicas do campus. Os resultados apontam uma desorganização documental, com falta de normatizações nas unidades, além de incertezas nas atribuições de responsabilidades e ações a serem executadas. As Unidades Acadêmicas com estrutura departamental demostram estabilidade no quantitativo de projetos de pesquisa e extensão, elementos fundamentais para a constituição de uma universidade.Item Competências para cargos de gestão em instituição pública de ensino superior na percepção dos docentes da FACSAE/UFVJM – campus de Teófilo Otoni-MG(UFVJM, 2016) Kumaira, Chams Maria; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Oliveira, Altamir Fernandes de; Vieira, Naldeir dos SantosEste estudo teve como objetivo analisar as competências necessárias para o desempenho das atividades dos cargos de gestão da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus de Teófilo Otoni-MG, na percepção dos seus docentes, o que se configura como um tema clássico da Administração e da Gestão de Pessoas aplicado na esfera privada ainda incipiente no contexto do setor público educacional. A metodologia qualitativa e quantitativa utilizada constou de um estudo de caso com coleta de dados realizada por meio de análise documental, observação participante e aplicação de questionário. Como resultados, delineou-se o perfil acadêmico profissional dos docentes da FACSAE e o levantamento das competências requeridas aos cargos de gestão; mesmo restritos a um conjunto de atributos percebido como ideal, é relevante para se conhecer as reais demandas para o desenvolvimento de pessoas e qualificação para a função gerencial, com destaque para os conhecimentos sobre a estrutura administrativa e legal da UFVJM e suas unidades, os processos e rotinas de trabalho; para as habilidades de estimular e promover o trabalho em equipe e manter boas relações interpessoais; para as atitudes como ética, relacionamento e cooperação. Tais resultados sinalizam para o planejamento de um programa de formação de gestores em instituições educacionais que contemplem temas como Gestão e Orçamento Público, Legislação, Ética e Relações Interpessoais. Espera-se que a presente discussão contribua para o desenvolvimento das competências gerenciais dentro das universidades, no intuito de tornar melhor a qualidade e eficiência dos serviços prestados.