Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Nas ondas do rádio: análise dos fatores internos e externos que influenciaram a trajetória da Rádio Universitária 99,7 FM na UFVJM, no período de 2004 a 2019
    (UFVJM, 2022) Gonçalves, Flávia Cesar Moreira dos Santos; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Como em qualquer organização, a comunicação realizada pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) requer planejamento e acompanhamento dos planos iniciais para alcançar os objetivos propostos. O acompanhamento possibilita sanar dificuldades, realinhar esforços ou mesmo realizar mudanças em relação às decisões anteriores. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) abrigou, durante cinco anos (2014 a 2019), a Rádio Universitária 99,7 FM, em parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), detentora da outorga do canal educativo. Contudo, a idealização da emissora remonta ao ano de 2004. No final de 2019, as atividades radiofônicas foram interrompidas, causando a perda de um dos veículos de comunicação utilizados pela universidade. Partindo desse cenário, esta pesquisa propõe realizar um estudo de caso da trajetória da emissora na instituição, no período de 2004 a 2019, com o objetivo de compreender como os ambientes interno e externo da UFVJM influenciaram a criação, o desenvolvimento e a interrupção das atividades da Rádio Universitária, enquanto parte integrada da comunicação da instituição. O estudo de caso longitudinal foi o método empregado, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, com análise de documentos e normativas da UFVJM e do Governo Federal sobre o assunto, além de publicações em meios eletrônicos; e enriquecida por meio de 10 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o comprometimento e envolvimento da equipe técnica são fundamentais para a longevidade de um projeto em uma organização que convive com a descontinuidade e complexidade administrativa, como a UFVJM. Por outro lado, observou-se ausência ou uso incorreto de ferramentas de gestão, inexistência de um exercício estratégico da comunicação e limitação na tomada de decisão estratégica por parte dos gestores devido à burocracia da gestão pública, evidenciando que tais questões também têm efeitos para a consolidação e longevidade de projetos. Como contribuição do estudo, destaca-se a possibilidade de que os resultados obtidos possam agregar conhecimentos à gestão da UFVJM e, de forma geral, na gestão de Ifes, especialmente no contexto da comunicação organizacional.
  • Thumbnail Image
    Item
    Gestão por competência e a eficiência e a eficácia organizacional das Instituições Federais de Ensino Superior: proposta de um modelo teórico
    (UFVJM, 2022) Landy, Sara Lúcia de Lima; Sant´Anna, Antonio Genilton; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant'Anna, Antonio Genilton; Tameirão, Cinthya Rocha; Gomes Pereira, João Antônio; Magno, Lucas
    A literatura aponta que, mesmo depois de mais de 15 anos da publicação do Decreto nº 5.7007/2006, ainda é incipiente o número de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que implantaram, efetivamente, a gestão por competência. Entre os desafios enfrentados por estas instituições destaca-se o fato de não existir um modelo teórico de gestão de pessoas que considere as especificidades dessas instituições. Por isso esse estudo busca responder a seguinte questão: Qual modelo teórico de gestão por competência pode contribuir para a eficiência e para a eficácia organizacional de uma IFES? Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo teórico de gestão por competência para as IFES, que contribua para a melhoria da eficiência e da eficácia dessas instituições. Além disso, busco apresentar a gestão por competência como um modelo de gestão relevante para a melhoria do desempenho organizacional das IFES e compreender como esse sistema de gestão pode contribuir para a eficiência e a eficácia organizacional dessas instituições. Intentou ainda, identificar os impactos da implantação da gestão por competência na eficiência e na eficácia organizacional das IFES. Buscando alcançar tais objetivos, desenvolveu-se um Estudo Teórico e se recorreu à pesquisa bibliográfica para elaborar a teoria e definir os conceitos. Os principais resultados indicam que a gestão por competência pode contribuir para melhorar a eficiência e a eficácia do desempenho organizacional das IFES. Foram recomendadas novas pesquisas empíricas que testem e avaliem a teoria desenvolvida nessa pesquisa.