Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG.
    (UFVJM, 2015) Jardim, Ana Cláudia Gonçalves de Sá; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Silva, Leandro Ribeiro da; Magalhães, Antônio de Pádua
    O trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, se possam traçar medidas eficazes na redução dos índices. Foi utilizado para tais finalidades, o método de estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos, além de pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso, a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho, carga horária de trabalho intensa, dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.