Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Identificação e caracterização de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de engenharia do IFMG – Campus Governador Valadares
    (UFVJM, 2022) Souza, Peter Franklin Ribeiro de; Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Leonel, Marcelino Serretti; Gomes, Alessandro Damásio Trani
    As Metodologias Ativas de Aprendizagem são recursos pedagógicos que criam ambientes e situações onde os estudantes participam ativamente da construção do conhecimento. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais das engenharias publicadas em 24 de abril de 2019 estimulam as instituições de ensino superior a incluírem em seus currículos metodologias ativas de aprendizagem. Portanto, este estudo tem como objetivo descrever as principais metodologias ativas de aprendizagem encontradas na literatura e identificar quais são adotadas nos cursos de graduação em engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus Governador Valadares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante aplicação online de questionários semi-estruturados, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados. Os sujeitos são os docentes dos cursos de engenharia do IFMG campus Governador Valadares. Foi obtido 28 respostas de uma população composta por 58 sujeitos. A análise dos resultados permitiu traçar o perfil demográfico dos entrevistados e identificar que a maioria dos docentes conhecem a temática e aplicam em suas aulas. Aprendizagem Baseada em Problemas foi a metodologia ativa que apresentou maior número de indicações, seguida por Aprendizagem Baseada em Projetos, duas metodologias que apresentam destaque no cenário educacional nacional. Foram identificadas também situações que limitam a plena aplicação de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de graduação em engenharia do IFMG campus Governador Valadares, sendo a falta de capacitação e a falta de tempo para planejar as atividades escolares as adversidades mais citadas. Por fim, comprovou-se o interesse dos docentes pela temática e a pré-disposição em participar de capacitações que abordem metodologias ativas de aprendizagem.