Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
26 results
Search Results
Item Políticas públicas adotadas na gestão de instituições escolares no âmbito municipal frente à pandemia da Covid-19: um estudo de caso no município de Senador Modestino Gonçalves-MG(UFVJM, 2023) Ribeiro, Nadir Maria; Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Glasenapp, SirleiA gestão escolar pressupõe ações específicas e continuadas que envolvem múltiplas dimensões a partir das relações pessoais estabelecidas dentro da organização escolar, tendo como premissa o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo verificar como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves em 2020 e 2021. O estudo proposto alicerçou-se em um estudo documental sobre a gestão educacional, além de políticas públicas pertinentes ao tema supracitado. Logo, após ampla verificação dos documentos disponibilizados pela SME, selecionaram-se aqueles que poderiam aferir a validade das questões levantadas. A metodologia utilizada permitiu obter os seguintes resultados: foram implementados uma manifestação, dois memorandos, três pareceres, sete decretos, uma nota de esclarecimento e uma resolução relacionados no período supracitado. Além disso, houve similitude entre a manifestação, memorandos, pareceres, nota de esclarecimento e resolução, pois sobre esses permeavam o fato de usarem suas atribuições e virem a público para elucidar sobre a reorganização das atividades escolares; dispor sobre a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas em razão das ações preventivas à propagação da doença; orientar sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, instituir o Regime Especial de Teletrabalho para o cumprimento da carga horária anual mínima exigida e reorganização do Calendário Escolar. Entretanto, há uma discrepância entre alguns pontos dos decretos e os documentos supracitados, pois, nesses foram elucidadas as recomendações contidas, reconhecendo o estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020; medidas de prevenção ao contágio, de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo de doença infecciosa viral respiratória causada pelo vírus; medidas de prevenção ao contágio da doença infecciosa viral respiratória; reorganização do calendário escolar, em razão da interrupção das aulas em virtude das ações e disciplina a oferta de educação em atividades não presenciais – educaemcasa; medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação; continuidade das atividades remotas assistidas – aulas não presenciais nos estabelecimentos escolares e acerca do não retorno das aulas presenciais. Contudo, isso permitiu que a práxis educativa fosse significativa, promovendo interação mediadas por instrumentos favorecedores no processo didático e no desenvolvimento da escola num todo. No entanto, como foi observado no decorrer do trabalho, a partir do momento em que houve flexibilização da quarentena imposta, autorizando a reabertura dos comércios e atividades não essenciais, mesmo que em horário reduzido, houveram picos altos de casos de COVID-19 e óbitos, tornando-se necessário, novos decretos com medidas restritivas às atividades para prevenção dos riscos de disseminação objetivando a contenção da população. Entretanto, temos a premissa de que a educação Modestinense é um complexo essencial à categoria, sobretudo no processo de formação humana. Isso possibilita o desenvolvimento intelectual dos educandos. Portanto, há evidências que a maneira como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves, foram fundamentais para assegurar os direitos educacionais da população.Item Recursos digitais utilizados por docentes do curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ensino remoto emergencial(UFVJM, 2022) Santos, Débora Cristina dos; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Gysel, Edelweiss Vitol; Cintra, Marcos Rogério; Santos, Sandro Vinícius Sales dosEsta pesquisa teve como objetivo verificar a utilização dos recursos digitais e a condição de trabalho dos professores do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina/MG, no decorrer do período remoto emergencial instituído em virtude da pandemia causada pela Covid-19. Como referencial teórico, apresentamos estudos sobre as tecnologias na educação, uma breve contextualização sobre a adoção do ensino remoto no contexto da pandemia e as regulamentações que dispõem sobre a necessidade da utilização das tecnologias no cotidiano educacional, além da condição de trabalho docente frente a este novo panorama. Buscamos identificar quais recursos digitais foram utilizados pelos docentes no processo de ensino no mencionado período. A metodologia adotada foi a análise documental dos questionários aplicados aos docentes do curso de Letras. Como resultado, apresentamos os recursos tecnológicos digitais utilizados pelos docentes durante o período remoto emergencial, apontando os limites e possibilidades de operacionalização destes, refletindo também sobre as condições de trabalho docente e o contexto educacional diante da pandemia do Coronavírus.Item Reflexão crítica e dialogada sobre o uso de TICs no sistema educacional moçambicano: estudo de caso com gestores e professores das províncias de Cabo Delgado e Maputo(UFVJM, 2022) Fungulane, Paulo João Baptista; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Paula, Adna Candido de; Subuhana, CarlosPercebendo que na atual era da globalização, o processo de inclusão digital é um imperativo nas relações entre os diversos países e instituições, não apenas para completar uma agenda internacional, o Estado moçambicano considera este processo um desafio incontornável para trazer a seu contexto nacional. Várias reformas foram feitas no campo da política pública de educação na tentativa de harmonizá-la com a nova situação. Nesse contexto, o estudo busca compreender como diferentes atores do sistema educacional nacional, como diretores, técnicos escolares ou funcionários e professores – interpretam as políticas de uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sistema educacional nacional. Assim sendo, sem perder uma perspectiva internacional, a pesquisa abrange o campo oficial, formado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional; o campo de gestão, formado pelos diretores e funcionários da escola, e o campo das práticas pedagógicas, constituído pelos professores e alunos. A pesquisa é orientada por dois principais aspetos: a classificação que consiste na identificação de o que cada um dos campos e agentes educacionais entende por tecnologias de informação e comunicação (TIC) e os suas utilidades no seu cotidiano, e o enquadramento que se relaciona com o como cada um dos intervenientes, entre os campos e os agentes, julga relevante resguardar na formação e nas práticas pedagógicas cotidianas. Para tanto, esta tese analisa os principais documentos que circulam na rede educacional. O estudo contou com outros tipos de documentos derivados de entrevistas e questionários com os diferentes participantes do processo. O objetivo é compreender como os diferentes atores do sistema educacional nacional interpretam o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no exercício das suas funções e examinar o impacto dessa interpretação na prática docente.Item Assistência estudantil do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé: uma análise do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica(UFVJM, 2022) Marques, Nara Faria Silva; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Gomes Pereira, João Antônio; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Márcio Coutinho deObjetivou-se nesse estudo avaliar os efeitos do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – campus Muriaé sobre o rendimento acadêmico, taxa de evasão e retenção escolar no ano 2019 dos discentes matriculados no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram análises bibliográficas e documentais. Foram analisados 158 requerimentos de matrículas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia no ano de 2019. A abordagem utilizada foi quantitativa, obtida através do uso do método Propensity Score Matching (PSM), com a finalidade de avaliar a efetividade das políticas públicas. Os resultados apontam que houve uma redução no orçamento no período de 2017 a 2019, diminuindo o número de benefícios Dentre os 158 requerimentos analisados, 18,35% são beneficiários do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica, e entre esses, 62% são do gênero feminino, 58,6% se autodeclararam pardas e todos os beneficiários possuem renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, o que reflete o efeito positivo do PNAES na tentativa reduzir a desigualdade social. Com relação aos índices de evasão escolar, rendimento acadêmico e retenção, a assistência estudantil influenciou diretamente nos dois primeiros índices, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento acadêmico.Item Sistema para recomendação de vídeos educacionais do repositório do YouTube: uma modelagem min-max para o Problema de Cobertura de Conjunto(UFVJM, 2021) Trindade, Eduardo Augusto Costa; Assis, Luciana Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Pitangui, Cristiano Grijó; Dorça, Fabiano AzevedoOs Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são sistemas de informação que podem ser utilizados como plataformas de distribuição de conteúdo. Em um sistema como esse, são disponibilizados Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos digitais ou não, que podem ser utilizados e reutilizados. Com o crescente número de repositórios disponíveis para estes objetos, torna-se importante um estudo sobre o processo de Recomendação de OA. O presente estudo propõe um novo modelo para o Problema de Cobertura de Conjunto (PCC) utilizado no processo de recomendação de objetos de aprendizagem. Trata-se de um problema clássico da Pesquisa Operacional e Análise Combinatória. Adaptado à Recomendação de OA, visa encontrar um conjunto mínimo de objetos dentro de um universo onde cada objeto pode oferecer um conjunto de conceitos. Para evitar uma sobrecarga cognitiva do aprendiz, é necessário atentar-se para as repetições desses conceitos. Assim consiste na seleção de um conjunto de objetos com menor custo e menor repetição de conceitos. Para solucionar o problema foi utilizado um algoritmo genético associado à um Sistema Inteligente de recomendação de objetos integrado à API do YouTube. O YouTube é um dos mais importantes repositórios de vídeos do mundo, possuindo uma categoria exclusiva para a educação. O Sistema Inteligente busca nessa categoria e, aos vídeos retornados nessa busca, aplica-se técnicas de recomendação de OA modelado como um Problema de Cobertura Mínima de Conjunto. A abordagem proposta se mostra promissora, possibilitando uma recomendação eficiente de vídeos que atenda às requisições do usuário, possibilitando ainda, aplicação em outros tipos de repositórios.Item Uma aplicação da Metaheurística Vitis Vinifera para detecção dinâmica e automática de estilos de aprendizagem para sistemas adaptativos inteligentes para a educação(UFVJM, 2018) Oliveira, Hilton Lesllie de; Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Berti, Cláudia Beatriz; Tameirão, Cinthya Rocha; Assis, Luciana Pereira deO presente trabalho aborda o problema de detecção de traços cognitivos de estudantes para customização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste sentido, aplica-se a Meta-heurística Vitis Vinífera para a detecção do Estilo de Aprendizagem do aluno para futura seleção de objetos de aprendizagem de forma a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. A abordagem proposta e avaliada em relação ao estado da arte que utiliza um Algoritmo Genético para a identificação do Estilo de Aprendizagem. Resultados experimentais apontam que a abordagem proposta é superior em relação ao estado da arte considerando o numero de erros de detecção cometidos.Item Extensão universitária em direitos humanos: análise dos projetos de extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)(UFVJM, 2021) Mascarenhas, Newller Thiago Fernandes; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia; Brito, Marcelo; Paula, Simone Grace deEste trabalho tem como objetivo geral analisar a relevância e as contribuições da Extensão Universitária desenvolvida na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Adota como referencial teórico central os ensinamentos do educador Paulo Freire sobre a educação como um processo para a liberdade. Foram selecionados projetos de extensão desenvolvidos com recurso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), classificados na área temática principal “Direitos Humanos e Justiça”, executados no período de 2018 a 2021. Após seleção, foi realizada análise de conteúdo dos formulários de registro e relatórios semestrais dos bolsistas selecionados, visando destacar a importância da Extensão Universitária em Direitos Humanos para a construção dos sujeitos de direitos. Trata-se de pesquisa documental, com fundamentação legal, de natureza quantitativa e qualitativa, e método de abordagem exploratório, buscando uma proximidade com os 4 (quatro) projetos selecionados, objetos da pesquisa: 10ENVOLVER E JUVENTUDE: empoderamento do Grupo Unijovens, Ousadia & Alegria de Santa Luzia, Crisólita/MG e de outros coletivos juvenis dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; ESTUDANTES QUILOMBOLAS, INDÍGENAS E CAMPESINOS NA UFVJM: diálogos entre saberes e seus territórios; MULHER LIVRE DE VIOLÊNCIA: prevenção e fortalecimento do protagonismo das Mulheres do Cedro, e VOZES FEMININAS. Pelo trabalho, foi possível perceber a relevância da Extensão Universitária no processo de conscientização e empoderamento dos sujeitos. Os 4 (quatro) projetos de extensão analisados possibilitam a formação cidadã dos universitários e a transformação dos indivíduos e grupos beneficiados, por meio da troca de conhecimentos entre Universidade e Sociedade.Item Formação dos técnicos em enfermagem na cidade de Teófilo Otoni / MG no período de 2010 a 2014(UFVJM, 2015) Souza, Fábio Lemes de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Alvia Maria TerezaO debate sobre educação profissional tem ocupado espaço muito relevante nas discussões sobre o futuro da educação no País. Com o aumento dos serviços de saúde e a crescente demanda de profissionais qualificados para atuarem em diferentes áreas de trabalho, a oferta de formação técnica em saúde não tem suprido de forma adequada as lacunas existentes. Destaca-se, ainda, o atraso no processo de construção de um sistema capaz de qualificar profissionalmente o indivíduo que queira ingressar na área de saúde. Com a oferta pública insuficiente, a área da saúde demonstra ser o setor educacional mais privatizado dos últimos anos, o que compromete o alinhamento da formação com os interesses das politicas públicas da educação e saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a formação dos técnicos em enfermagem na perspectiva dos profissionais qualificados pelo sistema educacional disponível na cidade de Teófilo Otoni – MG, no período de 2010 a 2014. O referencial bibliográfico foi extraído de trabalhos e publicações que recortam a situação da educação profissional, seus rumos e desafios. A metodologia escolhida para o estudo foi a história oral, sendo realizada través de entrevista direta com profissionais que atuam nos serviços de saúde do município investigado. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de formação do técnico em enfermagem não desenvolveu o preparo suficiente para o exercício da profissão, com os conhecimentos, habilidades e competências necessárias, inviabilizando uma formação independente e emancipatória. É apontado que a deficiência no processo de formação, identificados na estrutura da escola, na oferta de estágio curricular supervisionado e nas práticas de ensino, foram disfarçadas pelo excesso de vagas de trabalho, o que garantiu ao técnico exercer a profissão mesmo com a qualificação comprometida.Item Educação escolar ofertada aos adolescentes apreendidos no Centro de Internação do Adolescente (CIA) em Teófilo Otoni - 2014(UFVJM, 2015) Costa, Vinícius Sampaio da; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Souza, João Valdir Alves de; Germano dos Santos, AmédisA presente pesquisa trata da educação escolar ofertada aos adolescentes infratores na perspectiva dos direitos humanos. Mesmo diante dos avanços educacionais, políticos e legais ainda há inúmeros impedimentos para aplicação de políticas públicas voltadas para garantir a democratização do acesso e a permanência na escola de jovens autores de atos infracionais. Na esfera educacional as dificuldades de aprendizagem e a evasão escolar são fenômenos comuns na vida de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; portanto, a maioria desses adolescentes encontra-se com defasagem idade-série, tornando-se público alvo para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na esfera política visa-se discutir as políticas públicas para garantir a educação e assistência social aos apenados. Na esfera jurídica observa-se que o respeito à dignidade da pessoa humana é um dos principais fundamentos da Constituição Federal (1988), porém, no sistema penitenciário o seu cumprimento é quase inexistente. A Lei de Execução Penal (LEP) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconizam a assistência educacional como um dos mecanismos possíveis para a prevenção do ato infracional e orientação ao adolescente infrator para o seu retorno, reintegração social e convivência em sociedade. Porém, há indícios de que a assistência educacional não tem apresentado os resultados desejados e pouco tem contribuído para o alcance desses objetivos, uma vez que a preocupação maior do sistema socioeducativo tem sido a de manter o adolescente apreendido, sem o devido oferecimento dos meios à sua recuperação. Contrapondo a essa constatação, buscamos estabelecer uma reflexão quanto aos direitos humanos à medida que cada vez mais são exigidos mecanismos de humanização no cumprimento das penas e das medidas socioeducativas. Assim, o objeto desta pesquisa consiste em compreender a disparidade entre o proposto nas normas existentes no ordenamento jurídico brasileiro e a realidade vivenciada no interior das escolas em funcionamento nos centros socioeducativos, em razão do descaso do Poder Público quanto à implementação das políticas voltadas para a educação escolar ofertada aos adolescentes apreendidos. Por outro lado, o trabalho busca investigar os fatores que contribuem para a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é documental e a instituição pesquisada é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, instalada dentro do Centro Socioeducativo São Cosme, no município de Teófilo Otoni - MG.Item Categorização de vídeos educacionais do Youtube por meio de comentários(UFVJM, 2021) Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Silva, Cristiano Maciel da; Dorça, Fabiano Azevedo; Assis, Luciana Pereira deO Youtube foi lançado em 2005 com o objetivo de realizar compartilhamento de vídeos de diversos tipos, sendo possível encontrar: trailers; shows; filmes; entrevistas; educativos; entre outros, e desde o seu lançamento possui uma interface simples e intuitiva. A plataforma está em constante expansão sendo acessada mensalmente por cerca de 2 bilhões de usuários, recebendo, aproximadamente, 400 horas de vídeo por minuto. Do ponto de vista educacional, a plataforma disponibiliza Objetos de Aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, por isso é acessada em larga escala por estudantes interessados nessas áreas e por outros públicos, totalizando 9 a cada 10 usuários no Brasil, com o objetivo de aprender algo novo. O Youtube também auxilia os aprendizes através da Recomendação de Objetos de Aprendizagem, fornecendo uma relação de vídeos retornados da expressão de busca utilizada. A plataforma realiza a categorização de seus vídeos, porém não é transparente quanto a isso e não possibilita a busca de vídeos por estas categorias. O presente trabalho foi realizado em etapas. Inicialmente, foi desenvolvido o Educavídeos, um sistema capaz de realizar buscas de vídeos através das categorias do Youtube. Resultados preliminares apontaram uma melhoria ao identificar vídeos educacionais por meio da categoria education. Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa de buscas da ferramenta desenvolvida e do Youtube. Resultados demonstraram que apesar dos vídeos possuírem uma categoria, algumas foram erroneamente atribuídas. Neste sentido, tais resultados apontaram para a necessidade de melhor categorização dos vídeos da plataforma. Por fim, foram utilizadas técnicas de Mineração de Texto com a finalidade de identificar se os comentários postados em vídeos educacionais e não educacionais podem ser utilizados como parâmetro para categorizá-los. Resultados iniciais demonstram que existem diferenças significativas nos vocabulários das duas classes de vídeos, o que sugere que os comentários postados possuem potencial para categorização de vídeos educacionais.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »