Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item O uso das TDIC no Ensino Médio Integrado em um Campus do IFNMG, no contexto do ensino remoto(UFVJM, 2021) Mota, Francine da Conceição Queiroz; Fonseca, Alexandre Ramos; Santos, Caroline Queiroz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Alexandre Ramos; Santos, Caroline Queiroz; Villela, Maria Lúcia Bento; Vieira, Fábia Magali SantosDentre os desafios enfrentados pela escola na melhoria dos seus processos pedagógicos, destaca-se a problemática referente ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a promoção de aulas inovadoras e criativas, o que demanda quebra de paradigmas. Durante a pandemia de COVID19, com a suspensão dos calendários, essas tecnologias se apresentaram como alternativa viável para continuidade das aulas, por meio do ensino remoto. Para isso, repentinamente foram exigidas novas habilidades docentes e discentes para usar essas TDIC com autonomia. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse trabalho é analisar a utilização das TDIC nas práticas escolares do Ensino Médio Integrado em um Campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em um contexto de ensino remoto. Para o alcance do objetivo proposto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza básica-estratégica. A produção de dados realizou-se mediante a análise dos planos de ensino das disciplinas desenvolvidas nas turmas pesquisadas, aplicação de questionários e entrevistas. O tratamento e a interpretação dos dados deram-se por meio da análise de conteúdo. Partindo dessa análise e no embasamento teórico, apoiado em diversos autores que abordam a temática, discorreu-se sobre a previsão das TDIC nos planos de ensino, as TDIC utilizadas no ensino remoto, as percepções dos sujeitos pesquisados acerca dessa utilização e as eventuais potencialidades e fragilidades percebidas. Os resultados apontam que 64,7% dos professores não tinham experiência na utilização dos ambientes digitais para ampliação do tempo e espaço da sala de aula no ensino presencial, sendo o uso de algumas TDIC uma novidade para muitos docentes. No ensino remoto, houve uma elevação do uso de redes sociais, apontadas por 61,3% dos alunos, em especial do Instagram. Além disso, houve larga utilização do Google Classroom para disponibilização de conteúdos, do Google Meet para aulas síncronas e do WhatsApp para comunicação e esclarecimento de dúvidas. Embora de forma difusa, houve uma experimentação de diversas TDIC, como quadros digitais (Squid e Whiteboard), mapas mentais (Coogle), mural interativo (Padlet), plataformas de aprendizagem baseada em jogos (Kahoot, Mentimeter) dentre outras. Apesar disso, a pesquisa sugere que o ensino remoto cumpriu a necessidade primária de dar continuidade às aulas, mas o uso das TDIC não se traduziu em expressivas ressignificações da prática docente. Essas práticas basearam-se em aulas expositivas e resolução de exercícios, com baixo protagonismo e autonomia discente, pouco incentivo à produção autoral de conteúdo e práticas interativas e colaborativas. Isso sinaliza a necessidade de reflexão acerca da necessidade de uma oferta de experiências online de maior qualidade no pós-pandemia, na perspectiva do ensino híbrido. Para isso, o estudo propõe a autoavaliação das competências digitais pelos docentes para o consequente desenvolvimento de ações de formação continuada e em serviço, baseadas nas lacunas evidenciadas nessa autoavaliação, além do planejamento consciente e intencional do desenvolvimento das competências digitais dos alunos, de forma transversal, nas diversas disciplinas do currículo.Item Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais no ensino: produção de um Material Didático e Instrucional para apoio às aulas práticas de física(UFVJM, 2021) Souza, Fabiula Fernandes de; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Santiago, Douglas Frederico Guimarães; Martins, Paulo SérgioOs métodos de ensino precisam se adequar às transformações tecnológicas, uma vez que os alunos se mostram cada vez mais inseridos neste meio. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Física é citado pela BNCC na competência 3 e destaca o uso de softwares e aplicativos no processo de ensino desta disciplina. Uma alternativa para inclusão das aulas experimentais no Ensino de Física é o uso dos laboratórios Virtuais de Aprendizagem que são recursos digitais que permitem simular experimentos com o apoio dos Softwares Educacionais. Este estudo tem por objetivo a produção de um material didático e instrucional contendo roteiros com atividades experimentais para auxiliar as aulas de Física do 1º ano do Ensino Médio por meio de simulações disponíveis nos softwares educacionais LabVirt e Phet. O Phet e LabVirt possuem uma interface lúdica e interativa com tutoriais e simulações com potencial de serem importantes aliados ao reforço dos conteúdos estudados em sala de aula e também para introdução e construção de novos conteúdos. A apostila é composta por 13 roteiros de aulas, divididos entre 9 conteúdos trabalhados no primeiro ano do Ensino Médio: Grandeza Vetorial, Deslocamento e Tempo, Velocidade e Tempo, Aceleração, Queda Livre, Força Peso, Força de Atrito, Forças de Ação e Reação e Energia Mecânica. Os roteiros são divididos em 2 grupos, 6 roteiros com exemplos e atividades trabalhadas no software Phet e os outros 7 roteiros no software LabVirt. As escolas públicas brasileiras apresentam um grande deficit de laboratórios de Física presenciais, portanto a apostila se apresenta como uma alternativa a esses laboratórios, sendo vista, então, como uma ferramenta a mais para ser usada em sala de aula ou de forma remota. O aluno pode acessar os softwares de inúmeras localizações e formas diferentes, resolvendo atividades, aprendendo de uma forma lúdica e didática. Ao utilizar o material proposto espera-se que os alunos e professores conheçam e se familiarizem com mais de um software, ampliando as possibilidades de aplicações dos conteúdos estudados.Item O uso de softwares educacionais por professores de matemática(UFVJM, 2019) Fernandes, Nayara Rocha; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Domingos Neto, Silvino; Santiago, Douglas Frederico GuimarãesO software educacional é uma das ferramentas que viabilizam potencializar o ensino de matemática. A integração dos softwares educacionais amplia as possibilidades que o professor dispõe para o uso do computador na construção do conhecimento. Porém demanda um saber tecnológico mais avançado por parte do professor e, consequentemente, uma formação mais sólida e mais ampla. Considerando este cenário, desenvolveu-se o presente estudo com o objetivo principal de investigar a utilização de softwares educacionais por professores de matemática, egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo-descritivo. Inicialmente buscou-se identificar como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe a utilização dos softwares educacionais dentro das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio de questionário online, verificou-se que os softwares educacionais foram utilizados no decorrer do curso. Constatou-se que aproximadamente metade dos entrevistados que atuam como professores de matemática alegaram utilizar e/ou ter utilizado softwares educacionais em suas práticas de ensino. Após a análise de dados desta etapa, buscou-se identificar como os professores de matemática utilizam os softwares em suas práticas de ensino, os desafios e as potencialidades. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. São inúmeros os desafios voltados para infraestruturas insuficientes das instituições educacionais, que muitas vezes impossibilita aos professores realizar aulas em ambientes informatizados. Mesmo assim os entrevistados tentam, dentro de seus limites e possibilidades, utilizar softwares nas práticas de ensino e aprendizagem visando proporcionar benéficos nas práticas pedagógicas. Os benefícios citados pelos professores estão relacionados à questão da agilidade nas práticas de ensino, ao melhor aprendizado dos alunos, à ampliação das possibilidades de explorar conteúdos, dentre outros. Pretende-se contribuir com este estudo para o campo da formação inicial de professores de matemática em articulação com a utilização de TDIC no ensino.