Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item O uso de chatbot aplicado à técnica de leitura protocolada(UFVJM, 2020) Bulhões, Daniel Brito; Assis, Luciana Pereira de; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Bodolay, Adriana Nascimento; Silva, Joaquina Aparecida Nobre daChatbot é uma ferramenta computacional que possui a capacidade de simular um diálogo com uma pessoa em linguagem natural. Essa capacidade o torna ideal para a aplicação da técnica de leitura protocolada, que consiste na realização de perguntas sobre um texto para avaliar a compreensão do que foi lido e estimular o leitor a produzir inferências e a fazer previsões sobre o que poderá vir em seguida. Essa prática é uma atividade cognitiva, que estimula o indivíduo a se tornar mais qualificado a construir de forma autônoma, independente e contínua o seu próprio conhecimento. Como essa técnica é conduzida de forma presencial por um professor, o objetivo geral desta pesquisa é aplicar a técnica de leitura protocolada em um texto através de um chatbot. Pretende-se investigar a possibilidade de uso dessa ferramenta na prática da leitura protocolada, identificando as principais vantagens e desvantagens e de que forma poderá contribuir para o processo de construção do conhecimento do texto. O chatbot proposto neste trabalho, intitulado Professora Vitória, foi programado para aplicar a técnica de Leitura Protocolada no texto “A Armadilha”, de Murilo Rubião. Professora Vitória foi desenvolvida utilizando AIML (Artificial Intelligence Markup Language), que é uma linguagem de marcação própria para construção de diálogos em chatbot. O texto supracitado foi dividido em 9 trechos menores e em cada um deles estão atribuídas algumas perguntas estratégicas para provocar a curiosidade do leitor. As perguntas foram divididas e alocadas conforme a necessidade de cada trecho do texto. A pesquisa demonstrou que o agente conversacional cumpriu seu papel em relação ao diálogo sobre o texto proposto e contribuiu de fato para o entendimento. No entanto, são necessárias algumas melhorias no intuito de otimizar a capacidade de diálogo e consequentemente a eficácia da técnica. Assim sendo, busca-se com este trabalho instigar discussões e pesquisas sobre o uso de chatbots aplicados à educação e no ensino das estratégias de leitura.